Mais de 100 mil abordagens policiais foram realizadas em Simões Filho e 41 armas de fogo apreendidas em 2018, aponta PM


Em reunião realizada com a imprensa local, na manhã desta segunda-feira (24), o comando da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apresentou um relatório de ações desenvolvidas pela referida unidade policial durante os meses de janeiro a setembro de 2018, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Com os dados apresentados pelo assessor de comunicação da corporação, Tenente Bastos, um balanço positivo revelou as diversas ações que a PM tem realizado em prol da segurança pública no município. Entre elas, abordagens preventivas, recuperação de veículos tomados de assaltos, apreensão de armas de fogo, incursões em estabelecimentos comerciais, entre outras.

Uma das ações destacadas pelo Tenente Bastos é a chamada “Ronda Alvorada”, onde nas primeiras horas da manhã, os agentes circulam pelos principais pontos da cidade acompanhando a movimentação dos trabalhadores nos pontos de ônibus, o que vem diminuindo significativamente as ocorrências de “arrastões” no período matinal.

“Todas as manhãs nossas viaturas fazem rondas nos pontos de ônibus e começa cedo. Quando o cidadão de bem está saindo para trabalhar a viatura está fazendo a ronda, para garantir a segurança da nossa população”, disse Bastos.

Além da ronda, de acordo com o levantamento apresentado, durante as abordagens e operações 294 pessoas foram encaminhadas a delegacia e 109 indivíduos foram autuados em flagrante. Também foram realizadas 36 mil abordagens a carros e motos neste período, com a recuperação de 97 veículos com restrição de roubo e apreensão de 108 com irregularidades.

Ainda durante as operações, 41 armas de fogo foram retiradas de circulação. Também foram feitas 2.785 abordagens em estabelecimentos comerciais; 4.059 em pontos de ônibus; 1.386 em veículos de transporte coletivo e 3.494 em taxis.

No total, 101.700 (cento e um mil e setecentas) abordagens preventivas foram realizadas pelos agentes da Polícia Militar nestes 9 primeiros meses do ano, enquanto no mesmo período do ano passado houveram 94 mil situações de abordagens.

Conforme colocado pelo Major Fábio Dias, as ações preventivas são estratégias traçadas no plano de comando da unidade policial, com objetivo reduzir os indicadores de violência na cidade.

“Nós traçamos os objetivos e o que a PM quer em Simões Filho até 2020 é ser referência em gestão administrativa operacional. Nós sabemos que tudo que o cidadão de bem quer é ser respeitado e tudo que nós fazemos é pensando em garantir os direitos de cada cidadão”.

Além do Major Dias e do Tenente Bastos, participaram da reunião o Sub Comandante Capitão Alcântara, o comandante do pelotão da Ilha de São João, André Rocha, e 12 representantes da imprensa local.