Sistema de vídeo monitoramento de ruas começa a funcionar na região da Área Industrial e em Mapele


A comunidade de Mapele, na zona rural do município de Simões Filho, bem como a Região Industrial do CIA acabam de contemplar a instalação de câmeras para o serviço de vídeo monitoramento de segurança pública.

A iniciativa acontece após reunião entre 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Prefeitura Municipal e Procia, onde foi acordado o funcionamento inicial das câmeras de segurança, instaladas inicialmente na região das fábricas e na Rotatória de Mapele.

Em nota, a assessoria de comunicação da 22ª CIPM informa que “o objetivo dessas câmeras é a diminuição nos delitos do tipo “desova” que ocorre naquelas localidades de modo que a corporação agir de maneira preventiva, identificando autores, veículos e horários de maior incidência”.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, dessa forma será montado uma operação para capturar os indivíduos que possam insistir na modalidade criminosa de modo a diminuir os índices de criminalidade no local.

Com a instalação das câmeras os crimes passam a ser coibidos porque os meliantes sabem que há a presença policial no local, ainda que virtual. A redução da criminalidade em locais monitorados por vídeo costuma ser entre 20% e 22%. O monitoramento acontecerá 24h por dia. Essas câmeras ampliam a vigilância e facilitam o acompanhamento. É uma tecnologia inovadora com altíssimo alcance, segundo a polícia.

Os equipamentos capturam imagens na tecnologia full HD, que são armazenadas na central de monitoramento. Além disso, possui tecnologia infra-vermelho, que mantém o monitoramento mesmo no período noturno.