A questão do índice de pacientes que estão morrendo em Simões Filho a espera de uma vaga disponibilizada pela Central de Regulação do Estado tem mexido com toda a população e também com os poderes públicos.
Neste sentido, o vereador Eri Costa, durante a sessão desta terça-feira (28) apresentou a Indicação de nº 326/2018, que solicita ao Poder Executivo que interceda ao Governo do Estado à estadualização do Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF), a fim de torna-lo uma unidade de alta complexidade.
Em sua justificativa, Eri colocou que somente em investimentos mensais, a prefeitura aplica mais de R$ 3 milhões no HMSF com recursos próprios, sem qualquer repasse do governo do estado, enquanto todos os outros municípios da Região Metropolitana possuem hospitais estadualizados.
“Nós sabemos que o gasto que o município tem com o HMSF por mês, nenhuma cidade da Região Metropolitana tem. Nenhum hospital é custeado pelo município, todos são estaduais. Inclusive, a menos de um ano Salvador ganhou seu primeiro hospital municipal”, revelou Eri.
Eri também criticou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, que na semana passada esteve na cidade e em entrevista a imprensa local, colocou que a eficiência da regulação depende também dos municípios investirem mais em Atenção Básica, para não superlotarem as unidades de saúde.
“Nós estamos tristes com o posicionamento do secretário de Saúde do Estado que veio a essa cidade desdenhar dos munícipes e querer transferir responsabilidade que é dele para o prefeito Diógenes Tolentino. Querendo pegar distraído, talvez esta Casa, talvez o povo de Simões Filho, que muitas vezes não sabe que a regulação é controlada exclusivamente pelo estado”, explicou o edil.
Com tom de indignação, o parlamentar afirmou que o secretário deveria se retratar em relação ao descaso com a população simõesfilhense e pediu que o prefeito intervisse junto ao estado, marcando uma audiência diretamente com o governador Rui Costa, em parceria com os parlamentares para discutir a questão da regulação e a possibilidade de novos investimentos na unidade de saúde.
“Está na hora do prefeito, senhores vereadores, marcar uma audiência com o governador Rui Costa, de preferência na ausência desse secretário, porque ele é um merda, porque desdenhou de um problema tão grave. Ele como secretário de Saúde deveria ter vergonha e se retratar ao povo de Simões Filho”.
Após a indicação do edil diversos vereadores se pronunciaram e demonstraram apoio a iniciativa, pedindo inclusive para subscrever a matéria.
Deixe seu comentário