Uma ação promovida pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com a Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) irá promover diversos exames gratuitos nos próximos quatro meses.
A ação foi confirmada pela secretária de Saúde, Maria Betânia, em entrevista exclusiva ao Mapele News, na manhã desta teça-feira (03). De acordo com a chefe da pasta, 56 exames entre mamografia e preventivos ginecológicos serão feitos todos os dias.
“É um ônibus equipado com mamógrafo que vai ter capacidade de fazer 28 exames por dia e 28 cito patológicos também”, explicou a secretária. “Nós não vamos começar o outubro rosa somente em outubro, vamos antecipar para julho e teremos um quadrimestre rosa e mais surpresas virão”, disse ela.
De acordo com a secretária, nos próximos dias a pasta estará divulgando a data do início dos serviços e os documentos necessários para que as munícipes possam realizar seus exames gratuitamente.
Sobre a Unidade Móvel SESC Saúde Mulher
A Unidade Móvel SESC Saúde Mulher na Bahia, realiza exames “gratuitos” para prevenção do câncer de mama e colo de útero, além de ações educativas para a promoção da saúde. A Unidade Móvel beneficia a população, uma vez que a instituição aproxima-se de vários elementos para a análise das condições de vida da clientela a ser atendida, ao atuar no local onde vive cada grupo e compreender o contexto social envolvido em sua saúde.
Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção à violência doméstica e a mortalidade materna. Atua em municípios interioranos e comunidades periféricas das grandes cidades, de acordo com a necessidade das diferentes localidades. Sua realização se dá a partir de parcerias locais, onde é identificada a demanda de cada comunidade.
O Projeto SESC Saúde Mulher é uma resposta estratégica do Serviço Social do Comércio à elevada incidência de câncer de mama e de colo de útero no país e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde.
Deixe seu comentário