Escuridão preocupa moradores da Rua do Lote em Mapele; “falta iluminação há meses”, diz moradora


Sem iluminação pública, a noite cai e a escuridão toma conta da localidade conhecida como Rua do Lote em Mapele, na zona rural do município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Segundo relatos dos moradores, o problema ocorre há mais de dois meses e até esta terça-feira (26), ainda não foi solucionado.

Uma das moradoras, que preferiu não se identificar, diz que várias reclamações já foram registradas na Prefeitura e na Coelba, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica, mas a comunidade permanece às escuras.

“Reclamamos, mas não tomaram nenhuma providência. A Rua está totalmente no escuro. Vamos continuar a pagar a taxa de iluminação pública para não termos o serviço”, declarou indignada.

A comunidade de Mapele parece não ser a única a sofrer com a escuridão. Inúmeras são as denúncias e constantes as solicitações para que as lâmpadas sejam trocadas e a iluminação restabelecida em bairros distintos da cidade, mas a resposta parece estar longe de chegar.

Apesar da prefeitura ter anunciado em setembro do ano passado a substituição de pontos de iluminação em todas as avenidas e ruas da cidade, com implantação da nova tecnologia de lâmpadas de LED de 100 watts, em diversas localidades o serviço ainda não aconteceu.

Em algum momento o secretário de Infraestrutura Alam Lima chegou a revelar que o material que havia sido adquirido naquela época atendeu a população por quase um ano, mas que com a necessidade de uma nova licitação para a manutenção das lâmpadas queimadas, a pasta voltou a esbarrar nas questões burocráticas.

“A prefeitura não consegue fazer tudo de uma vez só. E ainda tem as burocracias, que como eu já falei outras vezes, nós estamos aqui sim para servir ao cidadão, então temos que fazer tudo com extrema responsabilidade e cautela para obedecer as leis que regem o orçamento público”, disse Alan.

Independente da burocracia que impede a prefeitura de substituir as lâmpadas, fato é que a população não pode continuar a sofrer com a falta de iluminação. Este é um aspecto que envolve uma questão de segurança pública especialmente em uma cidade em que os índices de violência são alarmantes.