Simões Filho contemplará Audiência Pública sobre o Combate ao Trabalho Infantil do MPT-BA


O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) está realizando uma série de ações para alertar a sociedade sobre o combate ao trabalho infantil neste mês de junho. As ações serão realizadas em parcerias com outros órgãos em Salvador e dez cidades do interior do estado. Entre as atividades estão: palestras, audiências públicas e até caminhadas e eventos em escolas.

A procuradora do trabalho e vice-coordenadora estadual de combate ao trabalho de crianças e jovens, Ana Carolina Ribemboim explica que o trabalho infantil causa danos físicos e psicológicos as crianças e adolescentes que são expostos a essas situações, o que derruba o mito de que trabalhar desde cedo pode ser bom para a criança.”.

A procuradora também comentou que as ações promovidas pelo MPT visam conscientizar população sobre os malefícios do trabalho infantil para, assim, garantir a todas as crianças e adolescentes uma infância livre, feliz e dedicada apenas a brincar e estudar.

Em Salvador e na Região Metropolitana, a programação vai de 12 a 14 de junho. No dia 12, acontece na capital uma palestra sobre os malefícios do trabalho infantil em escolas da rede estadual de ensino. A programação segue com outras atividades no dia 13, mas tem seu ponto alto no dia 14, quando acontece uma audiência pública sobre o combate ao trabalho infantil na Câmara dos Vereadores da cidade de Simões Filho.

Os eventos nas cidades são realizados em parceria com as prefeituras municipais, além dos conselhos tutelares, dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). No site do MPT está disponível a programação completa por região.

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil foi criado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2012, e visa conscientizar a população sobre os malefícios causados por essa prática que atinge crianças e adolescentes do mundo inteiro.