Simões Filho: 1º Concurso Beldade Negra contará com “júri de peso”; confira


O município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) sediará o 1º concurso “Beldade Negra” promovido pela instituição Abayomi Dance, que será realizado no dia 11 de maio, a partir das 13h no Centro Social da cidade e elegerá a “Queen Abayomi 2018”.

As candidatas, todas com idade entre 18 e 30 anos, são negras e residem no município. A idealizadora e presidente da Abayomi, Gabriela Mel conta que a iniciativa tem como objetivo levantar a alta estima da mulher negra e desmistificar estereótipos impregnados pela sociedade racista e preconceituosa, que estabeleceu padrões europeus como referência de beleza em todo o mundo.

“A Queem Abayomi 2018 não é um concurso do melhor corpo, moda praia nem vai existir, vai ter muito cacho, muito crespo, muita trança, mina careca, mina gorda, baixa, alta…vai ter mulher. Nossa meta não é colocar o corpo da preta como mercadoria, mas sim objetivar nossas queens”, disse ela.

Ainda segundo Mel, em Simões Filho tem mulheres negras maravilhosas, cada uma com suas próprias particularidades, que precisam ser exaltadas e apresentadas para todos, não como objetos sexuais, mas com muita expressão e irreverência.

Além das lindas mulheres que desfilarão na passarela, entre os jurados, gente de peso, artistas baianos e influenciadores da cultura negra reconhecidos nacionalmente já confirmaram presença.

Entre eles: Arany Santana, ex diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI); Vovô do Ilê, fundador do primeiro bloco afro da Bahia, o Ilê Aiyê; Tonho Matéria, cantor, compositor, publicitário, produtor Cultural e mestre de Capoeira; Jorge Washington, ator do bando de teatro Olodum; Nildinha Fonseca, primeira bailarina do Balé Folclórico da Bahia, a única companhia profissional de balé folclórico do Brasil; Renata Dias, diretora Geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia; Josenice Salomão, presidente do bloco Idará; Vander Chales, estilista, modelo, fotógrafo e responsável pela marca Black Atitude.

Também estarão entre os convidados as simõesfilhenses Bernadete Pacífico, militante negra, mestra da Comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares e ex-secretária da Igualdade Racial no município; Adrielle Oliveira, modelo, ajudante de pedreiro, mulher, negra e empoderada e Cida Black, modelo, cantora e ativista negra.

As três primeiras colocadas receberão premiações. O concurso conta com o apoio da Black Atitude, Capoeira Mangangá, Prefeitura Municipal de Simões Filho, Secretaria de Esportes, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, Secretaria de Cultura, vereadores Elimário Lima, Vel, Laércio Valentim, Genivaldo Lima e Orlando de Amadeu, restaurante Sertão e Mar, loja Linda Mulher e site Mapele News.

Mais informações pelo Whatsapp: 71 99230-6953