Reunião entre secretário e pais de alunos em Mapele define situação da escola Eraldo Tinoco


O secretário de Educação de Simões Filho, Manoelito Damasceno esteve reunido na tarde desta teça-feira (27) com pais dos alunos da Escola Municipal Eraldo Tinoco, em Mapele, na zona rural do município.

O encontro aconteceu depois dos pais se reunirem na frente da escola na última segunda-feira (26), para reivindicar a realocação dos estudantes para um local mais adequado, já que a unidade de ensino está em processo de reforma.

Desde o último dia 12 de março, data escolhida para o início do ano letivo na localidade, os alunos da Eraldo Tinoco estavam assistindo aula em uma casa alugada pela prefeitura, sem as devidas condições de segurança.

As crianças menores ficavam no andar de baixo, enquanto as maiores na parte superior da laje do imóvel, sem nenhuma grade de proteção. Também não havia iluminação adequada e os estudantes ocupavam o mesmo ambiente, sem distinção de classe ou turma.

De acordo com o secretário Manoelito Damasceno, a reunião de hoje teve como objetivo encontrar uma alternativa para melhor atender os discentes, tendo em vista que a reforma da escola deverá levar mais tempo do que o previsto.

Ainda de acordo com ele, engenheiros tiveram na unidade escolar nas últimas semanas e perceberam que a escola estava com sua estrutura física completamente comprometida, o que exige uma intervenção mais completa e cautelosa.

“O cara que estava reformando desistiu do processo. Ele percebeu que era impossível dar continuidade ao processo e aí como se trata de uma repartição pública, nós tivemos que entrar em um outro processo de ajustamento, que envolve tempo burocrático e tempo do estado, que não é o nosso tempo”, disse ele.

O chefe da pasta revelou que o tempo previsto para concluir as obras na estrutura da escola é de em média 08 meses e garantiu que, se nesse período a unidade não ficar pronta, ele pede exoneração do cargo.

“Se essa promessa não for cumprida, eu me retiro da Secretaria. Sabe por que eu digo isso? Porque eu confio plenamente no prefeito. Eu estou aqui porque assumi o compromisso como educador e como pessoa de tornar a educação em Simões Filho uma educação de qualidade”.

Manoelito também fez menção à reportagem transmitida nesta manhã em rede nacional e disse que “apesar de ter sido criticado, não se importa com o que está sendo veiculado e sim com a integridade física e o bem estar dos estudantes”.

Como alternativa para a manutenção dos dias letivos enquanto a escola está sendo requalificada, o secretário ofereceu um outro espaço, mais amplo e seguro que fica localizado no Condomínio Crescer também em Mapele.

Em votação aberta, os pais puderam opinar e a maioria concordou com a sugestão, desde que o espaço disponha de todos os equipamentos necessários para o bem estar das crianças. A outra parte dos pais que não concordaram com a decisão ameaçou fazer uma nova manifestação, reivindicando que outra possibilidade seja considerada.

Participaram da reunião os vereadores Manoel Carteiro e Elimário Lima, que também ajudaram a intermediar a negociação entre os pais e o secretário, além de auxiliar na decisão em comum acordo.