Um dia especial: Câmara homenageia mulheres simõesfilhenses com Medalha Noêmia Meireles; veja como foi


A Câmara de Vereadores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou na amanhã desta sexta-feira (23), uma Sessão Solene em homenagem às mulheres simõesfilhenses, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, com a entregada honraria municipal, Medalha Noêmia Meireles Ramos.

A medalha leva o nome da mulher, emancipadora, segunda prefeita de Simões Filho e primeira mulher eleita na Bahia, Noêmia Meirelles Ramos. Criada em 2013 pela Comissão de Direito das Mulheres, presidida pela Vereadora Kátia Cristina, tendo como relatora a vereadora Cleide Vieira e a vereadora Mirian Prazeres como membro da Comissão.

A Medalha Noêmia Meireles Ramos é uma honraria, que tem sido dada todo dia 8 de março, desde o ano de 2014 a diversas mulheres, que se destacam no cenário municipal pela atuação em várias áreas.

Neste ano, os vereadores homenagearam: Justina Natividade de Lima Alves, Dilma Alves de Jesus Nascimento, Dagmar Ribeiro Silva, Luiza Lopes Santos, Rita de Cássia de Lima, Valdelice Santos Silva, Maria das Dores Martins Menezes, Maria Célia Souza Brandão, Naildes Almeida Soreano, Edilza Maria de Araújo e Edna Maria de Souza Pinto, Cristiana Santos Cruz Oliveira, Joseane das Neves Mendes.

O ato foi presidido pela vereadora Kátia, que convidou para fazer parte da mesa a idealizadora e presidente da entidade Abayomi Dance, Gabriela Mel, a Sub-procuradora do municipal, Laís Matos, a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Andrea Almeida, a secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Sirliane Ribeiro, a secretária de Saúde, Maria Betânia, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Andrea Pereira e a senhora Helena, mãe da cantora Milena Nascimento, que também se fez presente na sessão.

Ao final da sessão, a primeira-dama e vereadora Kátia relembrou o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, brutalmente assassinada no último dia 14 de março.

“Precisamos de uma sociedade justa. Triste realidade que bate em nossas portas, mas não pedirei um minuto de silêncio. A história de Marielle é feito de ativismo, lutas e muitas conquistas, peço palmas, muitas palmas. Vamos continuar ecoando as nossas vozes”, disse Kátia finalizando a solenidade.

Foto de Silvio Souza.

Também participaram da Sessão, o vice-prefeito Sid Serra, secretários municipais e todos os vereadores.