Crimes violentos letais intencionais em Simões Filho têm redução de 74% em janeiro; diz PM


Um levantamento feito pelo comando da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apontou que o ano de 2018 trouxe com ele uma expectativa positiva para a população de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Embora a primeira semana do ano tenha sido de intensa atividade da PM no combate as diversas ocorrências violetas registradas em diferentes bairros da cidade, ao longo do mês as incidências foram diminuindo e uma estatística divulgada pelo comando no final de janeiro, constatou uma diminuição de 74% no índice de crimes violentos letais intencionais no município, com relação ao mesmo período do ano passado

De acordo com o major Fabio Dias, medidas enérgicas adotadas pela polícia através de um Plano de Comando traçado para quatro anos, contribuíram para a redução no número de crimes violentos. E, tanto os objetivos como as metas já começaram a ser alcançadas.

Ainda segundo o Major Dias, existe uma diferença entre a Polícia Militar que se tem agora e a PM que ele quer para o ano de 2020. Para isso a policia vai trabalhar estrategicamente, dentro do Programa Pacto Pela Vida e de algumas ações de prevenção que certamente irão coibir a atuação dos criminosos.

“A policia tem que ser a última malha de contenção social, antes disso tem que entrar aí os projetos de contenção social nas comunidades carentes, para evitar que o traficante ocupe espaço”, disse ele em oportunidade anterior.

Há 1 ano no comando da 22ª CIPM, Dias revelou ter feito um estudo da mancha criminal, que é o mapeamento dos locais com maior incidência de delitos, o que possibilitou a criação das estratégias.  O major ainda salientou que a integração eficiente entre a Polícia Militar, o Ministério Público, a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e lideranças dos bairros, são fatores que explicam a queda dos índices de violência no município.

O comandante também destacou que o trabalho da Polícia Militar tem sido desenvolvido sempre priorizando a paz social dentro da comunidade e pede que a população continue confiando no trabalho da PM.

“Eu peço à população que confie na sua Policia Militar. Tenha a PM como sua amiga e parceira nos momentos difíceis. Quando perceberem qualquer atitude errônea contra a nossa linha de atuação, apresente a denuncia, porque a policia aqui não vai discriminar ninguém por sexo, nem gênero. E assim, a gente vai ter esse resgate da credibilidade da Policia Militar e essa parceria pra que a PM e a comunidade venham caminhando juntas nessa corrente do bem”, completou.