49 municípios baianos terão vagas de Educação Integral em 2018


A Secretaria da Educação do Estado vai disponibilizar cerca de 30 mil vagas da Educação Integral para o ano letivo de 2018, o que representa um incremento de cerca de três mil vagas em relação a 2017.

Das 101 unidades da rede estadual, em 49 municípios da Bahia, que terão a modalidade, 13 vão oferecer pela primeira vez. Entre as cidades contempladas estão: Salvador, Vitória da Conquista (sudoeste), Jequié, Amargosa (centro sul), Valença (baixo sul), Nova Viçosa (sul), Teixeira de Freitas (extremo sul), Barreiras (oeste), Senhor do Bonfim (centro norte), Valente e Entre Rios (nordeste).

Com isso, os estudantes ganham mais tempo e espaço para estudar, aprender e desenvolver ações pedagógicas em contextos diversos que aliam esporte, arte, trabalho, ciência e cultura. Nas atividades complementares, os estudantes contam também com aulas de iniciação científica e pesquisa, cidadania e participação estudantil, de relações étnico-raciais, culturais e de identidade, educação ambiental, comunicação digital e uso de mídias, adquirindo novas rotinas comportamentais.

A coordenadora da Educação Integral da Secretaria da Educação, Catarina Cerqueira, afirma que a ampliação da oferta da Educação em Tempo Integral consta no Plano Nacional de Educação (PNE), e também nas metas do Plano Estadual de Educação da Bahia. “A ampliação do tempo e espaço pedagógicos na Educação Básica oportuniza ao estudante uma formação baseada nos seus projetos de vida e identidades”.

O Programa de Educação Integral (Proei) busca efetivar a integralização de diversos programas indutores da Educação em Tempo Integral e a sinergia de suas ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual. Essa proposta ressignifica a importância social e institucional da escola na formação plena dos cidadãos. Seu principal objetivo é contribuir para a formação do sujeito na sua integralidade e para a sua emancipação humana e social.

As unidades de ensino que ofertam Educação Integral realizarão a matrícula dos estudantes de acordo com o calendário da secretaria, no período de 16 a 29 de janeiro, disponível no Portal da Educação.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado