Polícia prende em Simões Filho homem suspeito de matar líder quilombola “Binho do Quilombo”


Foi conduzido para a 22ª Delegacia Territorial de Simões Filho, na tarde desta quarta-feira (20) um dos acusados de envolvimento no assassinato do líder comunitário “Binho do Quilombo”, morto a tiros dentro de um carro em setembro deste ano.

O líder quilombola Flavio Gabriel Pacifico dos Santos, 36 anos foi morto na frente da escola onde estuda um de seus filhos, na mesma localidade onde morava com a família em Pitanga de Palmares, distrito do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Informações dão conta de que o quilombola foi atingido com mais de 15 tiros. Minutos antes de ter o carro completamente alvejado pelos criminosos, o filho de Binho estava junto com ele no veículo.

Cerca de 3 meses depois do crime brutal que chocou a população simõesfilhense, um dos criminosos finalmente foi entregue a justiça, onde deverá ser julgado e condenado pelo atentado.

Leandro Pereira da Silva foi preso na mesma localidade onde cometeu o crime. Há informações de que mais dois suspeitos envolvidos na ação estão sobre investigação da polícia e podem ser presos a qualquer momento. As investigações estão sendo conduzidas pelo titular da 22ª DT, Ciro Carvalho Palmeira.

O assassinato teria sido motivado por uma disputa de terras relacionadas ao quilombo Caipora, que é certificado. Os criminosos teriam a intenção de montar uma associação para representar os remanescentes, adquirindo os direitos judiciais de inclusive fazer partilha das terras.