Batizada de Dezembro Vermelho, a campanha, instituída pela Lei 13.504, tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial de Luta contra a AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro.
Com isso, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma ação de conscientização sobre a prevenção da AIDS, neste sábado (16), no anexo do Hospital Municipal.
Com testes rápidos e palestras, o principal objetivo da ação foi informar sobre sintomas, perigos, formas de contágio e prevenção, além de combater o olhar preconceituoso sobre os portadores da doença.
Para Rafael Miranda, coordenador do Programa DST/AIDS e Hepatite virais, mesmo no século XXI, ainda existe resistência da população. “Infelizmente, ainda existem pessoas desinformadas, que rejeitam os preservativos e os exames de prevenção. Por isso, ações como essas são importantes para gerar conhecimento e incentivar o cuidado”, disse Rafael.
Durante todo o mês irão acontecer atividades e testes rápidos nas Unidades de Saúde do município.
Deixe seu comentário