Dando continuidade ao plano de comando da 22ª Companhia Independente de Polícia Militar, ocorreu na manhã desta quinta-feira (23) mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), contando com 280 alunos do 5º ano das Escolas Municipais Clarice Ferreira, Simões Filho, Vereador João de Oliveira Campos e professora Juciete Mota Souza Soares.
A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) no Centro Social do município e contou com a presença de diversas autoridades, como o comandante da 22ª CIPM, Major Fábio Dias, o prefeito Diógenes Tolentino, vereadores e secretários, além de pais de alunos e os instrutores do projeto.
Na oportunidade, o prefeito Dinha parabenizou a PM pela iniciativa e reafirmou a intenção de manter o projeto ativo no ano que vem, com uma meta que inclusive supera o que foi realizado hoje.
“O Proerd é um programa da polícia Militar que procura conscientizar as crianças de forma muito positiva com relação a maledicências das drogas e o Cabo Lino e o Major Dias fazem um trabalho excelente. O mais importante é essas crianças terem consciência de um futuro melhor e poderem sonhar de forma positiva. Está de parabéns a Policia Militar, Major Dias, Cabo Lino e toda a equipe. Nós vamos estar juntos para que no próximo ano possamos alcançar a meta de ter 1000 crianças no programa” disse Dinha.
Já o Major Fábio Dias, não conseguiu conter a satisfação de realizar a primeira formatura oficial do Proerd no município sob o seu comando, em parceria com a prefeitura, pais e mães de alunos da rede pública. “Eu estou muito feliz. É um momento maravilhoso essa parceria com a Prefeitura Municipal, com o poder Legislativo, com os pais. A Polícia Militar, ela se engrandece muito em momentos como estes, por isso eu estou muito feliz e me sinto realizado”, ressaltou Dias.
O Tenente Bastos também esteve presente e comemorou a celebração. “É um dia muito especial, porque a gente percebe que a Policia Militar está contribuindo com uma parcela da sociedade, com o crescimento das crianças, dos nossos jovens que serão os nossos adultos no futuro. È muito gratificante poder plantar uma sementinha nessas crianças e perceber que a cada dia que passa, a tendência é a comunidade andar aliada com a Polícia Militar da Bahia, que é uma parceria que só tem frutos positivos a dar”.
Para o protagonista e instrutor do projeto, Cabo Lino, nestes 9 anos de atuação no programa em Simões Filho, ele descreve a formatura de agora como o ápice de tudo que ele já viveu, no que se refere a emoção de fazer parte do Proerd.
“Sem duvida é um misto pessoal e profissional, que a gente desenvolve nesse programa e o reconhecimento todo se dá por conta disso. É o casamento perfeito do cidadão Lino com o policial Lino e com a Polícia Militar da Bahia. É emocionante de mais, cada formatura é uma emoção diferente. Este ano eu poderia dizer que foi o ápice de todas as emoções”, revelou Lino.
Para o secretário de Educação, Manoelito Damasceno, a formatura do programa significa acima de tudo promoção da cidadania e garantia de um futuro melhor para a juventude simõesfilhense.
“È um momento impar e sublime, porque não é um momento de formação de pessoas para combater as drogas e sim um momento de promoção da cidadania. A condição da cidadania tem que se fazer pela via da educação”, completou Damasceno.
O Proerd desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo.
Deixe seu comentário