“Caminhada da Igualdade” e lançamento de “Observatório” marcam o Dia da Consciência Negra em Simões Filho


Na tarde da última segunda-feira (20)Dezenas de pessoas participaram da 1ª Caminhada Pela Igualdade Racial, promovida pela Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Sedesc).

Antes de saírem em caminhada até a Praça da Bíblia, houve o lançamento do Observatório da Discriminação Racial e LGBT, no Centro Social. Os eventos marcaram as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, data da morte de Zumbi de Palmares (1695).

De acordo com a coordenadora da Igualdade Racial, Tânia Carvalho, essas iniciativas são importantes não só para o povo negro, mas para toda a população simõesfilhense. “Estamos lançando o Observatório da Discriminação Racial e LGBT, uma política pública contra o racismo, preconceito, intolerância religiosa e violência contra a juventude negra. Precisamos refletir mais sobre os diversos grupos étnicos brasileiros e acabar de vez com essa disparidade”, ressaltou a coordenadora.

Questionada sobre a importância da criação do Observatório, a professora e artesã, Alexandra Santos, de 39 anos, enalteceu a iniciativa, frisando a relevância em valorizar os negros e as culturas afrodescendentes. “Essa caminhada é um marco para uma mudança, é um posicionamento de valorização do negro, de valorização das culturas afrodescendentes”, afirmou a professora.

O evento contou com a presença do vice-prefeito Sid Serra, vereadora Kátia Oliveira e vereador Orlando de Amadeu. Observatório da Discriminação Racial e LGBT Vai atender a população e informar sobre registros de ocorrências, legislação, pesquisas, dados e até como e onde fazer denúncias.

Observatório da Discriminação Racial e LGBT Vai atender a população e informar sobre registros de ocorrências, legislação, pesquisas, dados e até como e onde fazer denúncias. Lá serão realizadas coleta de dados e informações para a criação de programas e políticas públicas sobre o tema, mapeamento e registro de ocorrências de racismo, sexismo, intolerância religiosa e homofobia, apoio às vítimas através de assistência jurídica, palestra e oficinas.