Após o episódio ocorrido na Câmara de Vereadores de Simões Filho, na última terça-feira (07), em que a Yalorixá Jaciara Ribeiro criticou a gestão municipal pela entrega de Bíblias disponibilizadas pelo vereador Alfredo Assis, em forma de presente para os homenageados, o vereador Sandro Moreira se posicionou publicamente sobre o caso.
Na manhã desta quarta-feira (08), em entrevista ao radialista Roque Santos, Sandro revelou que por se tratar de um fato relacionado à sua indicação de número 205/2017, dedicada a líder quilombola Maria Bernadete Pacífico, ele não poderia deixar de se posicionar.
“Eu acho que eu devo desculpas a toda a população simõesfilhense, em especial as pessoas que ali estiveram. Foi uma infelicidade muito grande da Jaciara ter se pronunciado da forma que se pronunciou. Porque a constituição prevê que nós somos um país laico e ser uma país laico significa respeitar as religiões”, disse Sandro.
Moreira explicou que, quebrando o protocolo, ele permitiu que Jaciara tomasse a palavra ao lado de Bernadete, porque imaginava que ela fosse fazer menção a importância do título como reconhecimento da líder quilombola, mas infelizmente não foi isso que aconteceu.
“Quando eu solicitei que fosse dado o direito de voz a Jaciara, eu entendi que ela iria destacar aquele momento em face e relação a Bernadete, que era a homenageada. Em momento algum eu imaginei que ela iria trazer para aquele momento tão precioso, situações adversas a nossa condição ali”, ressaltou.
Sandro voltou a se reportar em desculpas à população e disse que gostaria que a Yalorixá se retratasse de suas colocações, inclusive diante da própria Bernadete, que por ventura, nada teve a ver com a fala de Jaciara.
“Eu estou me reportando a todos os simõesfilhenses acerca do ocorrido ontem na Câmara e gostaria que Jaciara se pronunciasse, se retratando à população simõesfilhense e se retratando à todas as pessoas e à todas as religiões que ali estavam, inclusive a Bernadete Pacífico”, disse ele.
O radialista Roque Santos também destacou o fato da senhora Bernadete ter sido pega de surpresa pelo comentário da amiga, já que em seu pronunciamento ela demonstrou plena satisfação em ser homenageada e ainda recebeu o presente do vereador Alfredo com extremo respeito.
“Pra você ter uma ideia, eu vi, eu olhei nos olhos de Bernadete a perplexidade por parte dela, que eu acho que ela foi surpreendida também. Por que sinceramente, ninguém entendeu a atitude de dona Jaciara”, contou Roque.
O radialista ainda disse que embora defendesse a tolerância, a Yalorixá acabou sendo intolerante, uma vez que, desrespeitou todos os religiosos presentes ali, assim como as autoridades eclesiásticas.
“Diga-se de passagem que não houve intolerância. E não se combate a intolerância sendo intolerante. Jaciara de maneira grosseira, de maneira surpreendente, não respeitou ninguém que estava ali, nem os vereadores, nem o prefeito, nem as autoridades eclesiásticas, nem o público”, disparou Roque.
Para concluir, Sandro disse que “ficou muito triste, decepcionado com a conduta dela, mas que isso não tirou o brilho do evento, nem de sua indicação”.
Deixe seu comentário