A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), promoveu mais uma reunião da Rede Cegonha em Simões Filho que é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e visa garantir atendimento de qualidade a todas as brasileiras, partindo da confirmação da gestação até os dois primeiros anos de vida do bebê.
A atividade faz parte do Plano de Vinculação da Gestante que estabelece que a grávida inicie seu acompanhamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa, onde são feitas consultas, exames, cursos sobre gravidez, abertura de prontuário, preenchimento da caderneta de gestante, classificação de risco e organização da visita da gestante à maternidade onde realizará o parto.
Lançado em 2011, a Rede Cegonha é um programa que tem como objetivo dar assistência à mulher, garantindo o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada durante a gravidez, parto e pós-parto e para os recém-nascidos o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável.
O programa garante ainda a qualificação dos profissionais de saúde responsáveis pelo atendimento às mulheres durante a gravidez, parto e pós-parto, criação de estruturas de assistência para a gestante e o bebê.
Com a Rede Cegonha, além das consultas, todos os exames e o direito do acompanhante no parto são assegurados pelo SUS, garantindo tranquilidade e proteção em um dos momentos mais especiais para as munícipes: a maternidade.
De acordo com a coordenadora de Atenção Integral à Saúde, Iridan Brasileiro, é importante que as grávidas tenham conhecimento sobre aspectos da gestação. “É importante que façamos atividades de educação em saúde na maternidade, pois este é o caminho para oferecermos um atendimento de qualidade ao simõesfilhenses”, disse ela.
Durante a manhã, as gestantes participaram de rodas de conversas, palestras e discussão de casos relatados pelas usuárias e acompanhantes. As reuniões acontecem sempre na última segunda-feira do mês.
Deixe seu comentário