Ônibus metropolitanos deixarão de receber pagamentos de passagens em dinheiro


A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia (AGERBA) anunciou nesta semana a suspensão do recebimento do pagamento de passagens em dinheiro nos ônibus que realizam serviço de transporte na Região metropolitana de Salvador.

A medida, que será adotada pelas empresas de transporte de maneira gradativa, deverá afetar diretamente os municípios de Simões Filho, Candeias, Camaçari, Lauro de Freitas e outras cidades da região, mas ainda não se tem estimativa de quando a medida passará a entrar em vigor.

Alguns veículos do transporte intermunicipal já adotaram a prática de aceitarem o registro se passagens somente mediante o sistema de bilhete eletrônico do Salvador Card, Metropasse e CCR, o que dispensa inclusive a necessidade de cobradores.

Uma das preocupações dos servidores do transporte público é justamente com relação a demissão desses profissionais após a completa extinção do recebimento das passagens em dinheiro, mas a AGERBA garante que não haverá demissões e sim remanejamento dos trabalhadores para outras áreas nas mesmas empresas.

Por enquanto, apenas 10 % da frota está enquadrada no novo sistema de recebimento das passagens. De acordo com o órgão estadual a medida contempla uma das etapas do contrato de integração plena entre o transporte urbano e o metrô de Salvador.