Prefeito cancela taxa de cobrança para ambulantes e os vendedores terão uma fiscalização mais rígida; Segundo Capitão Bartolomeu


aniversário de emancipação política de Simões Filho, que neste ano será celebrado com 3 dias de festa, terá um pouco mais de rigidez no que se refere aos vendedores ambulantes que trabalharão no local.

Em entrevista ao repórter Valfredo Silva, na manhã desta sexta-feira (27), o chefe da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) Capitão Bartolomeu, explicou algumas circunstâncias importantes para garantir ainda mais comodidade e segurança aos munícipes durante os festejos.

De acordo com o secretário, existe uma preocupação especial com a venda de frituras ou de alimentos que possuem em suas embalagens objetos perfuro cortantes, como é o caso do espeto de churrasco.

“Essas atividades vão estar agrupadas numa área um pouco mais reservada, para que a gente possa dar segurança a quem está desenvolvendo a atividade comercial como também aos clientes”, revelou Bartolomeu.

Ainda segundo o Capitão, também será proibida a venda de bebidas em garras de vidro. Tanto as alcoólicas, como sucos e refrigerantes só poderão ser comercializados em garrafas pet ou latinhas.

“Toda bebida não só alcoólica, em garrafa de vidro a gente não vai permitir. Que tudo seja feito em embalagens plásticas e latinhas. E volto a repetir que, quem se utiliza de frituras, espetinhos, facas, essas coisas vão estar num espaço mais reservado, pra que a gente possa garantir a tranquilidade e evitar qualquer tipo de incidente”, afirmou ele.

Inicialmente, os ambulantes teriam que pagar uma pequena taxa ao adquirir o credenciamento para trabalhar na festa. No entanto, o prefeito Diógenes Tolentino resolveu suspender a cobrança e liberar o cadastramento gratuitamente.

“Algumas poucas pessoas chegaram a efetuar o pagamento. Elas estão sendo orientadas a procurar a Secretaria pra que a gente veja o procedimento para fazer a restituição, de forma que é recomendação do prefeito que todos trabalhem e ganhem seu dinheiro de maneira natural e ordeira”, salientou.

Cerca de 200 vagas foram abertas para os vendedores autônomos. O cadastramento foi iniciado na última quarta-feira (25) e se estenderá até a próxima terça (31). Na quarta-feira (01) os vendedores terão acesso as suas credenciais e algumas orientações sobre como proceder durante o evento.

Conforme Bartolomeu, todas as medidas de segurança foram tomadas em comum acordo com a Polícia Militar. A estimativa da PM é que em média 100 mil pessoas passem pela Praça da Bíblia entre os três dias de festa.

Entre as atrações confirmadas estão as bandas Aviões do Forró, Harmonia do Samba, Estakazero e Danniel Vieira. Além de artistas locais e a programação infantil, que ainda não foi divulgada.