Associação de Proteção a Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI) gestora do Hospital Municipal de Simões Filho realizou neste sábado (21) mais uma ação relacionada à prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, nacionalmente lembrada durante o mês de outubro através da campanha “Outubro Rosa”.
A ação aconteceu no Ambulatório de Especialidades Dr. Sergio Macedo, anexo ao Hospital Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde cerca de 200 pacientes previamente agendadas puderam realizar ultrassonografias da Mama e da Tireoide.
De acordo com o coordenador geral do ambulatório, Paulo Sena, a iniciativa é de fundamental importância para o combate do Câncer de Mama no município, uma das doenças que mais acometem mulheres entre 35 e 60 anos de idade em todo o Brasil.
“A população está hoje aqui sendo atendida e assistida, especialmente as mulheres do nosso município no sentido de solucionar ou pelo menos amenizar o sofrimento do povo com relação ao câncer de mama, e hoje essa ação está sendo feita em cima disso”, comentou Paulo.
Ainda de acordo com o coordenador, cerca de 60 pacientes que não puderam realizar os exames neste dia (21) foram reagendadas para o próximo dia 30, finalizando as ações do “Outubro Rosa” no município.
“Essas pessoas que estão sendo atendidas hoje já fizeram o agendamento prévio, mas aquelas que não vieram ou as que a gente não conseguiu entrar em contato e foram substituídas por outras pessoas que estão chegando agora e sendo atendidas, no dia 31 podem estar fazendo também os exames”, explicou Sena.
Para o diretor geral do Hospital Municipal e Gerente da APMI, Dr. Humberto Cal, o Mutirão do Outubro Rosa é uma iniciativa que visa agilizar os procedimentos voltados para o diagnóstico precoce do Câncer de Mama, tendo em vista que, quanto antes for descoberto mais chances a paciente tem de ficar curada.
“O Câncer de Mama é uma doença que infelizmente acomete milhares de mulheres em todo o país, e a APMI busca intensificar as ações de prevenção e diagnóstico, especialmente nesta época do ano em que o assunto é nacionalmente massificado no sentido de promover ainda mais conforto e qualidade de vida para nossas munícipes”, ressaltou Dr. Humberto.
Desde que assumiu a gestão hospitalar há cerca de quatro anos, a APMI vem promovendo campanhas de humanização do atendimento em toda a unidade, através de palestras e bate-papos com as pacientes nas salas de espera dos consultórios, distribuição de material informativo, oficinas lúdicas e mutirões.
Deixe seu comentário