Cerca de 1000 mototaxistas de Simões Filho passarão a atuar em novo modelo: Projeto segue para a Câmara


Cerca de 1000 mototaxistas devem passar a atuar nas ruas de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), nos próximos meses em um novo sistema de regulamentação.

Uma reunião envolvendo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e um grupo que representa os mototaxistas aconteceu na última quarta-feira (18) para discutir o projeto de Lei que regulamentará o novo sistema.

De acordo com o líder da categoria em entrevista ao repórter Valfredo Silva, neste último encontro foram lidos alguns requisitos que os mototaxistas tinham solicitado na reunião anterior à Secretaria e a pasta concordou em atender.

“Na leitura de ontem a gente ficou sabendo de alguns requisitos que a gente tinha discutido na outra reunião foram atendidos pela Secretaria, outros não puderam ser mudados porque tem a lei federal e a lei estadual que estão acima da lei municipal, mas o que a gente pode mudar a gente mudou”, revelou Rodrigo.

Ainda segundo o líder, foi confirmado pelo secretário Jackson Bonfim que a prefeitura vai se responsabilizar em promover o curso de Direção Defensiva aos condutores que ainda não têm, além de alguns outros benefícios.

“Ficou confirmado que o prefeito Dinha vai dar o curso de Direção pra aquém não tem e alguns outros benefícios que a gente adquiriu com essa parceria com a Secretaria de Mobilidade e com a prefeitura. Então, ontem a gente teve êxito”, comemorou ele.

Nos próximos dias o projeto deve ser encaminhado para apreciação e votação na Câmara de Vereadores e a categoria demonstra está otimista com relação a aprovação da matéria, que segundo Rodrigo, é de interesse comum.

“Esses novos critérios das novas regras estão sendo encaminhados para a Câmara e a gente acredita que pra semana já estará sendo votada e nós acreditamos que os parlamentares daqui da cidade vão dar essa força, vão votar porque é do interesse de todos”.

No novo padrão, os trabalhadores cumprirão medidas de segurança como uso de capacetes e coletes, sendo identificados com o número de matrícula, também ficando responsáveis pelos usuários fazerem a utilização desses equipamentos

De acordo com Rodrigo, atualmente existem aproximadamente 1000 condutores trabalhando como mototaxistas, que deverão ser regulamentados e padronizados no novo sistema de transporte público de Simões Filho.