Instituição Entidade Abayomi promove 2ª edição da “Senzala de Luxo” na Câmara de Vereadores de Simões Filho


A Instituição Entidade Abayomi-Dance realizará na próxima sexta-feira (20), a partir das 13:30 horas na Câmara de Vereadores de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a 2ª edição do evento artístico “Senzala de Luxo”.

A iniciativa tem como principal objetivo promover a cultura afro-brasileira resgatando a ancestralidade das raízes africanas através da dança e do empoderamento da sociedade, com mesa redonda e debates ministrados por grandes nomes da representatividade negra na Bahia.

Entre os convidados, estarão artistas consagrados como: o cantor, compositor e capoeirista Tonho Matéria, e o ator Jorge Washington, que participou do filme “Ó Pai Ó”. Também estarão presentes a Deusa de Ébano 2015, Alexandra Amorim, a dançarina Roquidélia Santos e o stiletto Elivan nascimento.

Representando as religiões de matrizes africanas participarão a yalorixá Jaciara Ribeiro e a simõesfilhense Bernadete Pacífico que pela segunda vez prestigiará o evento. Também estarão presentes Lindinalva de Paula e Josenice Salomão além da representante do Ilê Ayê, Iana Marucha.

A festa contará ainda com diversas apresentações do grupo de dança da Instituição Entidade Abayomi, que promete enriquecer à tarde com um show de ritmos e alegria, contagiando todo o público presente.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv) e da Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Andrea Almeida, além dos vereadores Sandro Moreira, Laércio Valentim, Elimário, Genivaldo Lima e Orlando de Amadeu.

Realização: Abayomi e Capoeira Mangangá

Conheça a história da Abayomi

A Instituição Entidade Abayomi- Dance é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que nasceu em 02 de Março de 2012. Bem aceita pela comunidade simõesfilhenses, a instituição busca trabalhar especialmente com as camadas sociais menos favorecidas, tendo em vista que as dificuldades na formação do cidadão se potencializam, em virtude da falta de oportunidades, da discriminação e de outros fatores.

A arte, neste caso, a dança (Dança Afro) e a capoeira são integradoras sociais por excelência, provocadoras do reconhecimento identitário e amenizadoras dos conflitos sociais. A I.E.A-Dance funciona ministrando as aulas praticas-teóricas de Dança Afro e Afro-brasileiro do curso de formação em Agentes, Coreógrafos, Bailarinos, Capoeiristas, Arte-Educadores e Multiplicadores Culturais.

Visando combater através da linguagem sociocultural a violência demasiada entre os jovens munícipes, a exclusão social, a evasão escolar, gravidez precoce e assim, o risco social, a instituição se divide em 4 núcleos, Dança afro, Hip Hop, Capoeira e o Coral Abayomi, utilizamos um espaço provisório sedido pela Prefeitura.

Tendo a Cultura Afro-Brasileira e Afrodescente como base, o projeto referido objetiva atingir 65% dos jovens munícipes direto e indiretamente ao decorrer de cada ano, fortalecendo assim os valores éticos nas relações, que é fundamental para a construção de uma sociedade democrática, onde o educando (a) é preparado para respeitar as crenças religiosas, condição sexual e descendência racial.