Jovem recebe título no Rio Grande do Sul após discutir implantação de projeto de políticas públicas para simõesfilhenses


O jovem simõesfilhense Matheus Bacellar, conhecido no município pela participação no projeto “Jovem Senador” que repercutiu nacionalmente, esteve entre os dias 26 a 30 de setembro na cidade de Butiá, Rio Grande do Sul para discutir a implantação do projeto “Jovem Vereador” em Simões Filho.

Matheus, que hoje ocupa o cargo de Gerente da Juventude na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), disse que foi a cidade gaúcha no intuito de conhecer um pouco mais sobre o projeto Jovem Vereador, já que Butiá é a única cidade brasileira que já implantou a iniciativa.

“A Câmara de Vereadores de Butiá abriu as portas para que nós pudéssemos conhecer de perto a execução, porque ela é a única cidade do Brasil que executa esse projeto e é reconhecida pelo senado federal”, disse ele.

De acordo com o gerente, o “Jovem Vereador” será de grande relevância para Simões Filho no sentido de preparar a juventude para exercer função política no futuro, sendo dotado de todo o embasamento necessário e promovendo a integração com o parlamento municipal.

“É um projeto muito interessante, que propicia para o jovem o conhecimento sobre o poder legislativo, sobre processo de construção de leis e o objetivo é de estar integrando os nossos jovens na política, para mostrar que nós temos políticos que lutam por uma cidade mais justa e igualitária”, revelou.

Ainda segundo Matheus, o projeto já foi encaminhado para a Câmara e ele espera que nos próximos dias, os 19 edis que ocupam cadeira no legislativo possam apreciá-lo e aprová-lo sem delongas.

“O projeto já está na nossa Câmara de Vereadores, vai ser apreciado pelos vereadores dentre em breve e eu tenho certeza que será aprovado, para que os nossos jovens possam estar integrados nesse mundo tão importante que é o da política”, salientou.

Bacellar entende que a administração atual tem dado uma atenção especial para a juventude simõesfilhense e destacou a preocupação do prefeito Diógenes Tolentino em viabilizar sua ida ao Sul. Para ele, o jovem deve exercer papel de destaque na sociedade.

“Nós podemos perceber que a nossa juventude já está sendo tratada com uma certa seriedade, com políticas públicas efetivas que promove integração não só na cultura, mas também no esporte, na educação, nos diversos setores sociais em que permite ao jovem o protagonismo social”.

Na oportunidade Matheus foi reconhecido pela participação no programa Jovem Vereador e foi honrado com o recebimento do título de cidadão butiaense. Butiá é uma cidade localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre, com 21. 220 habitantes e atualmente é administrada pelo prefeito Daniel Almeida (PT).