A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Defesa Civil, participou nesta quarta-feira (9) do simulado prático envolvendo as empresas que compartilham a gestão da Dutovia. A encenação foi realizada em um duto na altura do KM-28 da Rodovia BA-093, próximo à localidade de Pitanga de Palmares.
No simulado, houve a concentração de veículos e pessoas no local indicado, restrição do fluxo de veículos, evasão da comunidade e atendimento a emergência pelas equipes do Samu e pelas equipes de brigada das empresas do consórcio Dutovia.
.
“Esse simulado é o mais próximo da realidade possível. Queremos que as pessoas saibam exatamente por onde percorrer no caso de um acidente real. Temos a oportunidade de conhecer os pontos que são de evasão da comunidade e o atendimento a emergência”, explica a analista de Relacionamento da Dutovia, Graziela Vasconcelos.
Para a moradora da comunidade Ana Célia, participar do simulado permite conhecer maneiras mais eficazes de prevenção. “Moro aqui ao lado da Dutovia e sei que os ricos são diversos, mas com esse sumulado, aprendemos como agir em situação de emergência”, afirma.
O exercício contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Concessionária Bahia Norte, Núcleo de Defesa Comunitária de Pitanga de Palmares e Prefeitura de Simões Filho através da Defesa Civil e Secretaria de Saúde de Simões Filho, através do Samu.
A coordenadora do Samu, Catiane Souza participou da equipe que simulou o resgate. “Todo trabalho foi executado dentro do tempo previsto. Assim que o Samu chegou, houve a encenação do resgate. Esse simulado permite que a equipe esteja preparada para qualquer situação de emergência”, comenta.
Deixe seu comentário