Justiça derruba liminar e Petrobras volta a aumentar preço do combustível


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou a decisão que suspendia o aumento do PIS/Cofins sobre os combustíveis nesta quarta-feira (26). Na terça-feira (25) a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da liminar que suspendia o aumento estabelecido pelo Governo.

Com a decisão do desembargador  federal Hilton Queiroz fica mantido o reajuste do PIS/Confins sobre os combustíveis. O novo aumento vai refletir nos preços nos postos de combustíveis, último elo da cadeia produtiva.

O Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia (Sindicombustíveis-Bahia) informou na manhã de hoje, por meio de nota, que a Petrobras Distribuidora voltou a aumentar a gasolina em R$ 0,035 e o diesel em R$ 0,021.

O sindicato ressalta que os preços são livres em todas as etapas (produção, distribuição e revenda), cabendo aos agentes determinar seus preços com base em suas estruturas de custo. Ainda de acordo com a nota, é importante manter a sociedade informada sobre alterações ocorridas em outros elos do mercado de abastecimento, evitando assim que os postos de combustíveis, face mais visível dessa complexa cadeia, sejam responsabilizados por aumentos que lhes forem repassados.