A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, no último sábado (05), mais um mutirão de combate ao glaucoma. No total, 330 pacientes foram atendidos e 690 colírios, considerados de alto custo, entregues gratuitamente a pacientes diagnosticados com a doença de acordo com a instituição.
Consultas também foram realizadas com o objetivo de detectar novos casos e passar a acompanhar os novos pacientes através de avaliações médicas, exames e distribuição de medicamentos. Cinquenta pessoas que estiveram no mutirão foram detectados com o glaucoma.
“É um benefício para quem está com problema de vista poder descobrir agora e se tratar”, comemorou José Antônio de Oliveira, morador do Parque Continental. De acordo com a (SMS), todos os diagnosticados receberão tratamento durante os próximos três meses, com a entrega de colírio, e data de retorno para acompanhamento já marcada.
“O mutirão visa promover a saúde ocular, detectar portadores de glaucoma e acompanhar os que já têm a doença, com a realização de todos os exames pertinentes à doença, de uma forma que a gente avalia se a pessoa tem a doença e se os que têm estão bem tratados e acompanhados”, afirmou a oftalmologista Karla Leite, coordenadora do mutirão.
A mobilização contou com a participação de mais de 20 profissionais de saúde e servidores da SMS. Ao todo, quatro médicos, uma enfermeira, seis técnicos prooftalmo, além de equipamentos como tonômetro, lâmpadas de fenda, campimetros, paquímetros e oftalmoscópio.
O mutirão é tradicionalmente realizado no município desde 2014 e centenas de pacientes já foram beneficiados com a ação.
Deixe seu comentário