Programa “Simões Filho Esporte” deve envolver 40 mil pessoas em 2017; diz prefeitura


A prefeitura lançou, na noite desta sexta-feira (5), o “Programa Simões Filho Esporte”, considerado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv), um dos maiores programas sociais, com foco no esporte, já realizados no município.

O programa tem como objetivo democratizar o acesso à prática de atividades esportivas, físicas e de lazer, resgatando a dignidade, integração e socialização da população. Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais são os alvos do programa. De acordo com a Sejuv, só este ano, 40 mil pessoas do município devem ser envolvidas nas atividades que serão programadas pela pasta neste ano.

Segundo o prefeito Diógenes Tolentino, durante seu pronunciamento na cerimônia de lançamento, realizada no auditório do Sesi, serão investidos R$ 3 milhões em recursos já garantidos no orçamento. “O Programa conta com vários projetos que serão concretizados nos próximos quatro anos, com metas para cada ano”, explicou. Até 2020, a expectativa é envolver 80 mil pessoas no programa.


Entre as propostas apresentadas, o prefeito destacou a Cidade do Esporte. “Um projeto que vai contar com um Centro Esportivo, com quadra, campo de futebol e salas para atividades esportivas. Estamos em busca de mais recursos porque iremos reunir as condições para que se desenvolva todas as modalidades esportivas”, garantiu o gestor.

A secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Sirliane Oliveira, afirmou que o programa vai oferecer diversas modalidades esportivas. “Acreditamos que a prática da atividade esportiva fará com que os nossos jovens passem a ocupar o seu tempo livre, deixando de estar envolvidos em situações de vulnerabilidade social”, defendeu ela.

Dentro da iniciativa, a pasta desenvolverá cinco projetos iniciais: Comunidade Ativa; Esporte, Trabalho e Renda; Educação com Esporte; Jogos Estudantis; Saúde e Movimento, Desafios; Copa dos Campeões; Copa Inter-Bairros; Bolsa Instrutor e Bolsa Atleta.
O programa contemplará ainda modalidades como: atletismo, ballet, basquete, canoagem, capoeira, ciclismo, dança, futebol de campo, futsal, ginástica rítimica, handebol, judô, karatê, natação, skate e vôlei. No total, 2,6 mil participantes são aguardados.
“É um programa muito importante, porque vai agregar valores. Vai valorizar não só os atletas, mas quem trabalha com o esporte”, disse o professor de capoeira Del.

Para o professor Marcos Menezes, o Programa Simões Filho Esporte dará a oportunidade a muitos jovens de abandonar o mundo das drogas. “Somos um povo abnegado, com grandes professores e alunos. Agora vamos poder dar oportunidade aos nossos jovens a praticar esporte, se livrando das drogas e da violência”, defendeu.

O skatista Cláudio Souza, presente no evento, comemorou o espaço dado ao skate entre as modalidades que receberão atenção do poder público municipal. “Muito boa essa iniciativa de lançar o programa e abranger diversas atividades esportivas. O skate é o segundo esporte mais praticado no mundo”.