Em entrevista exclusiva com o Mapele News, na manhã desta quinta-feira (04), o secretário de Cultura Sid Serra, que também acumula o cargo de vice-prefeito de Simões Filho, esclareceu polêmicas envolvendo festas tradicionais no município como São Pedro, Yaweh Shammah e São João nos bairros.
De acordo com Sid, em reunião com o prefeito Diógenes Tolentino, foi definido que o tradicional “Arraia das Viúvas” não será realizado para dar espaço à festa de aniversário da cidade, comemorado no dia 07 de novembro.
“O que foi conversado com o prefeito é que por conta da situação atual do município foi decidido que não faríamos o São Pedro e concentraríamos os esforços para o aniversário da cidade, pra fazer uma festa bacana que compensasse também essa falta do São Pedro. Eu sei que uma coisa não justifica a outra, mas seria uma forma também da gente minimizar a falta do São Pedro, por conta justamente da crise econômica que o município vem passando e todo mundo conhece”, enfatizou.
Com relação a proposta de apoiar a iniciativa do cantor Silvano Sales em realizar o “Arraiá da Independência” Serra afirma que a hipótese não estaria descartada.
“Eu quero agradecer a voluntariedade de nosso amigo cantor Silvano Sales, mas essa possibilidade pelo menos ainda não chegou até a gente oficialmente, então está informação pra mim é novidade. Se ele vier com a proposta a gente vai estudar. Ele é nosso parceiro”.
Sobre a comparação com o apoio à realização do Yaweh Shammah em seu primeiro mês de mandato, que inclusive tem sido bastante criticado pelos munícipes nas redes sociais, Sid disse que são eventos de proporções diferentes, porém que um não anularia o outro.
“A característica da festa do Yaweh Shammah é um pouco diferente da característica do evento do São Pedro. O tipo de evento, a movimentação, a mobilização é um pouco diferente. Apesar das comparações, a prática é um pouco diferente, mas eu acredito também que não há um impedimento de se estudar essa possibilidade”, disse ele.
Para os festejos do São João nos bairros, o secretário disse que a prefeitura dará todo suporte necessário para que as festas aconteçam e que para isso algumas empresas estão em processo de contratação.
“A gente vai tentar dar o maior suporte possível, então já estamos trabalhando na parte de contratos com algumas empresas pra gente poder nos organizar. Claro que mediante prévia licitação que tem todo um processo também legal pra que a gente tenha essa possibilidade de atender esses eventos, mas a gente já tem recebido algumas demandas e estamos trabalhando pra lutar também por estas demandas”, revelou Sid.
Sobre a avaliação dos seus 100 primeiros dias a frente da pasta, o secretário demonstra otimismo e satisfação com os eventos já realizados.
“Com toda dificuldade que a gente encontrou tanto a Secretaria de Cultura, como outras secretarias, eu avalio assim bem positivamente a parte cultural do município. A gente em pouco tempo já conseguiu realizar o Cadastro Cultural, o Mix cultural, Beco Cultural e todos os eventos muito bem feitos, muito bem organizados, atuando junto a comunidade. Agora pro final do mês vamos realizar o Festival de Dança, inclusive já tem gente de fora do Estado com o interesse em vir participar deste festival. É muito gratificante tanto pra secretaria como para o município saber que temos resgatado algumas ações de uma importância cultural muito grande pra Simões Filho”, completou ele.
Para o futuro, Sid conta que tem metas traças no sentido buscar em outras cidades o modelo ideal de gestão cultural que será aplicado em Simões Filho ao longo dos próximos quatro anos.
“Nós já fizemos contato inclusive com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, assinamos um termo de parceria, vamos ter alguns eventos, alguns treinamentos, algumas trocas de informações a nível estadual pra gente poder melhorar a cultura de Simões Filho e usar exemplos de outras cidades, de outros Estados em prol da nossa cidade”, ressaltou.
De acordo com o secretário, algumas reformas estão previstas para a reativação de um Centro Cultural que será utilizado como uma espécie de teatro municipal.
“Nós encontramos o prédio da Secretaria em um bom estado, isso aí eu não posso ser injusto. Existem alguns equipamentos que realmente não estão bons, algumas reformas que não foram pra frente, que não deram continuidade e estão inviáveis de se utilizar esses equipamentos culturais. Tem muita coisa pra ser feita, Simões Filho precisa de um equipamento cultural de qualidade. Existe a intenção de reforma do Centro Cultural pra que a gente ganhe aí um espaço pra gente realizar os eventos que a gente precisa, realizar apresentações de teatro e outras”.
Para finalizar Serra afirmou que possui o desejo de colocar o município em evidência. “Simões Filho é uma cidade que tem uma diversidade cultural muito grande, vários grupos culturais, vários artistas e só tem a crescer. Vamos empenhar o máximo de esforço pra que a nossa cultura se levante cada vez mais e a gente esteja sempre em evidência”, finalizou.
Deixe seu comentário