Desafio da ‘Baleia Azul’; conheça o jogo que está levando jovens ao suicídio


O jogo da ‘Baleia Azul, que propõe 50 desafios aos adolescentes e sugere o suicídio como última etapa, preocupa pais, alunos e professores no Brasil. Há pelo menos três casos de morte sob investigação policial, em Mato Grosso , na Paraíba, e em Minas Gerais, além de uma tentativa de suicídio, no Rio de Janeiro, que supostamente podem ter relação com o jogo.

No game, participantes são induzidos por um “mentor” a cumprir 50 tarefas, uma por dia, até o derradeiro desafio: tirar a própria vida. Ele pode ter matado 130 jovens na Rússia, onde surgiu. Entre as tarefas que os jogadores são desafiados a cumprir estão a de subir no telhado mais alto encontrado ou ainda ir para uma ponte e se sentar na beirada.

O jogo tem um curador ou moderador, que distribui os desafios a partir de um grupo secreto onde os contatos são iniciados pelo Facebook. Há provas mórbidas, que de certa forma preparam os envolvidos para o suicídio, como se cortar com lâminas, escutar músicas depressivas, mutilar partes do corpo, como os lábios, ir a uma estrada de ferro de madrugada, receber e aceitar uma data para sua morte e cumprir essa missão.

A Polícia Civil iniciou a investigação da morte de Gabriel Antônio dos Santos Cabral, de 19 anos, em Pará de Minas, que também pode ter relação com o jogo. O corpo do rapaz foi encontrado na quarta-feira, na cama da casa onde morava. A principal prova do crime pode estar no celular do jovem, que ainda é periciado. A suspeita é que ele tenha ingerido dezenas de comprimidos de um antidepressivo e calmante.