Indicação de vereador contempla portadores de autismo e de necessidades especiais em Simões Filho


Em sessão ordinária realizada na Câmara de Simões Filho, na noite desta terça-feira (04), o vereador Cleiton Aparecido (Boly Boly) fez a indicação de nº 045/2017 que dispõe sobre a criação do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Simões Filho, que ampliará o Núcleo de Atenção Terapêutica Social Pedagógica (NATESP,) responsável pelo desenvolvimento de crianças autistas e portadoras de necessidades especiais do município.

De acordo com o vereador, a criação do Centro irá proporcionar a diminuição da grande demanda de usuários do NATESP, que pela falta de estrutura física e também de profissionais qualificados não tem comportado a quantidade de pacientes que diariamente procuram o serviço.

Ainda de acordo com Cleiton, em uma visita realizada ao Núcleo, que atualmente funciona nas instalações da Escola Ressurreição, as precárias condições de funcionamento do local sensibilizaram o parlamentar, que no mesmo momento resolveu “abraçar a causa” e redigir a indicação em nome de todas as famílias que lutam para socializar seus filhos.

“Eu pude ver de perto o sofrimento daquelas crianças e aquilo me comoveu. Eu pensei no amanhã, na luta dessas mães naquela casa que é um local desumano. Nessas mães que muitas vezes só são lembradas na época da política, pra pedir votos”, Disse o vereador que afirma não compactuar com esse tipo de atitude.

Na manhã da última segunda-feira (03), um grupo de autistas acompanhados pelos seus familiares realizou uma caminhada em direção ao prédio da prefeitura, a fim de reivindicar o apoio necessário para a inclusão do autismo de forma digna e igualitária na sociedade simõesfilhense.
Segundo a coordenação do NATESP uma das principais exigências feitas pelo grupo é que a prefeitura contrate mais profissionais qualificados para trabalhar no Núcleo, já que desde que ocorreu a mudança na gestão administrativa da cidade, o número de funcionários da instituição tem sido menor do que nos anos anteriores e por isso a equipe não tem conseguido atender todos os pacientes que procuram o atendimento.

O NAT ESP foi idealizado pela Secretaria Municipal de Educação com a finalidade de promover para a comunidade educacional um atendimento biopsicossocial. A iniciativa funciona ainda com o espaço de convivência para alunos e funcionários da área de educação e em situação de risco social. No Núcleo os portadores de necessidades especiais recebem atendimento psicopedagógico, clinica médica, fisioterapia, nutricionista, psicologia e fonoaudiologia.

Ainda conforme colocado pelo vereador Cleiton Aparecido, a iniciativa irá beneficiar não somente os portadores de autismo, como também os de deficiência auditiva e tantas outras famílias que carecem de uma atenção especial, e que como representante do povo não poderia deixar de atender essa solicitação.

“Essa não é uma indicação do vereador Boly Boly e que fique bem claro, esse é um projeto do povo, e o que é do povo eu to aqui pra indicar”, concluiu.