Ouvidoria da Câmara de Salvador voltará a discutir VLT do Subúrbio em Audiência Pública nesta quinta (30)


A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador voltará a discutir a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio de Salvador em audiência pública, realizada na próxima quinta-feira (30), na Escola Estadual de Praia Grande, Periperi, às 19h. O evento tem como objetivo apresentar a proposta do novo modelo de transporte e esclarecer dúvidas da população.

“O VLT vai transformar completamente a vida da população do Subúrbio. No primeiro debate realizado pela Ouvidoria, em novembro do ano passado no Centro de Cultura da Câmara, não houve a apresentação do projeto. Vamos fazer uma nova discussão, mais qualificada e completa, no local onde vive a população diretamente interessada no assunto, o Subúrbio”, afirmou o Ouvidor-geral da Câmara, Vereador Suíca (PT).

Foram convidados para a Mesa da audiência o Secretário da Casa Civil Estadual, o Presidente da Companhia de Transporte do Estado (CTB), o Secretário da Secretaria Municipal de Mobilidade (SEMOB), além de representantes do Sindicato de Ferroviários da Bahia, da Associação dos Engenheiros e Técnicos Ferroviários da Bahia, do Movimento Trem de Ferro – Ver de Trem, do Sindicato dos Rodoviários e da Colônia dos Pescadores de Itapagipe, entre outras instituições.

O traçado prevê a implantação do sistema no trecho Comércio – Calçada e recuperação, melhoria e modernização da infraestrutura do trecho Calçada-São Luiz/Paripe. Deixando de fora a Região de Aratu e comunidades adjacentes do município de Simões Filho como Mapele, Cotegipe, Santa Luzia e outras localidades que esperam há anos por melhorias no transporte alternativo.

Na primeira reunião para discussão do Projeto Público Privado, os movimentos ligados ao VLT “Trem de ferro/Ver de Trem” de comunidades do subúrbio ferroviário de Simões Filho, já haviam feito um apelo para que as autoridades competentes, juntamente com a população, comparecessem na audiência pública, com o intuito de cobrar a permanência das linhas nos distritos simõesfilhenses. Porém, até agora nada foi feito.

“Os vereadores e o prefeito da nossa cidade têm que intervir nesta modernização pra que ela chegue até Simões Filho, abrangendo a região de Ilha de São João, Mapele, Cotegipe e de lá siga para o Centro. O que queremos insistir é que o Governo da Bahia não nos abandone, e se lembre que aqui existem muitos de seus eleitores.” Disse um antigo morador que sonha em ver o trem modernizado passando em sua comunidade.

Com um investimento total de R$ 1,5 bilhão, o modal será composto por 20 composições de tração elétrica, capaz de levar mais de 600 passageiros em cada uma, e terá um pátio de manutenção no bairro da Calçada e um pátio de apoio de manutenção em Paripe. Todo percurso, de um extremo a outro, será realizado em 40 minutos. O sistema beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia.