Iniciativa do Governo Estadual promove oficinas e debates sobre violência contra a mulher em Simões Filho


Em parceria com a Prefeitura de Simões Filho, o Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), trouxe para o município, na manhã desta terça-feira (28) a Caravana “Cravos e Rosas na Paz – Unidos pelo fim da violência contra as mulheres.

Com o intuito de debater questões relacionadas ao enfretamento da violência contra a mulher, o projeto realizou algumas atividades como oficinas e mesas redondas divididas entre quatro grupos: juventude, sociedade civil, rede de enfrentamento e segurança.

A caravana trabalha com a criação de uma rede de atendimento à mulher, a partir do pressuposto da existência de uma política pública de atenção à violência de gênero, impulsionadora dos agentes locais e facilitadora ou mobilizadora das relações entre órgãos governamentais e não governamentais.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas e Promoção a Mulher, Andréia Almeida, a iniciativa é de extrema importância porque visa capacitar os diversos seguimentos da esfera municipal, “sociedade civil, a justiça, legislativo e todo o município pra o enfrentamento da violência contra as mulheres em Simões Filho. Nós estamos em sexto lugar em índice de casos na Bahia”, disse ela.

Além da Caravana o grupo de artesãs das comunidades quilombolas de Palmares e pitanga de Palmares promoveram uma pequena feira de artesanatos, com os produtos produzidos por mulheres dos dois distritos simõesfilhenses.

“Recebemos a Caravana de braços abertos. A luta contra a violência à mulher é de todos nós. E um projeto de conscientização como esse é muito importante. Vamos continuar unindo forças a favor das mulheres”, afirmou a secretária da pasta, Tatiane Barbosa.

Na oportunidade, participaram do evento além da sociedade civil, representantes de organizações não governamentais, associações, secretários municipais, vereadores e o prefeito.