Ministério da Saúde amplia público alvo de seis vacinas; veja quais são


O Ministério da Saúde divulgou, na manhã desta sexta-feira (03), que vai ampliar o público alvo de seis das vacinas incluídas no Calendário Nacional de Vacinação.

No total, o calendário é composto por 19 vacinas, mas as alterações estão restritas somente a seis delas: tríplice viral, tetra viral, dTpa adulto, HPV, meningocócica C e hepatite A. Segundo o Ministério, o órgão costuma promover mudanças no calendário quando há modificações na situação epidemiológica e nas indicações das vacinas. As doses são oferecidas em todos os postos de saúde do país e protegem contra mais de 20 doenças.

De acordo com o órgão, as alterações têm como objetivo, o aumento da proteção das crianças e a ampliação da imunidade dos adolescentes. Já no caso dos adultos, a meta é eliminar o sarampo e a rubéola, além de diminuir os casos de caxumba e coqueluche.

Apesar da ampliação, o Ministério informou que pretende investir nas vacinas o mesmo que foi gasto em 2016 – R$ 3,9 bilhões. A diferença, segundo eles, é que houve um desconto na compra de algumas vacinas.

“Estamos conseguindo negociar com os fornecedores, inclusive os laboratórios públicos, vacinas por um menor valor. Só em três vacinas, economizamos R$ 66,5 milhões, e com isso, conseguimos ampliar a vacinação para diversos grupos, como por exemplo, a vacina HPV para meninos. Assim, vamos alcançar maior cobertura vacinal e mais segurança de saúde para a população”, afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Na capital baiana, ainda não há previsão de quando os lotes das vacinas estarão disponíveis para o novo público alvo de cada uma delas. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que ainda não foi notificada das mudanças pelo Ministério da Saúde – portanto, ainda não tem informações sobre cronogramas ou disponibilidade.

da8230eb294f149430116558eafcfb75-e1474490758331-678x381