A abertura dos trabalhos da Câmara de vereadores de Simões Filho, foi realizada na manhã desta terça-feira (21) com a presença de 18 parlamentares, do prefeito Diógenes Tolentino, do vice-prefeito Sidney Serra, além de secretários municipais, autoridades militares e de grande concentração da sociedade civil.
Logo após o inicio da sessão, o presidente da casa, Genivaldo Lima justificou a ausência do 2º vice-presidente, Arnoldo Simões, afastado temporariamente por questões de saúde.
Em continuidade ao protocolo que estabelece o direito de pronunciamento para cada vereador, em seus discursos, todos os parlamentares expressaram a satisfação em ocupar o lugar de representante legal de suas comunidades, levando em consideração um ou outro que se destacaram entre os edis.
Entre os mais ovacionados pelo público presente está o vereador e ex-secretário de Saúde do Município Drº Alfredo Assis, que presenteou cada um dos seus colegas de trabalho com uma bíblia e fez questão de citar algumas passagens. Alfredo também demonstrou apoio à atual gestão administrativa da cidade.
“Ao meu prefeito Diógenes Tolentino esperamos marchar juntos com a força do nosso Deus e o apoio daqueles que querem o bem de nossa cidade”, destacou ele.
Questionado por uma senhora sobre a possibilidade de voltar a atuar na Saúde pública do município Alfredo salientou: “só depende do prefeito”.
Já o líder do governo anterior, o vereador Jailson, (Jajai), considerou que irá fazer o trabalho de fiscalizar o Executivo que a postura não será do contra, mas que dirá a verdade quando as coisas estiverem fora do padrão.
O vereador Manoel Carteiro, um dos primeiros a discursar, deixou em evidencia a sua origem humilde e seu compromisso em honrar com as reivindicações das comunidades de Mapele e adjacências, chegando a arrancar, por diversas vezes, grandes aplausos do público presente.
O seu conterrâneo e vereador Elimário Lima, pontuou as dificuldades que enfrentou ao longo dos últimos 16 anos de luta para conquistar um lugar entre os edis. “Que Deus capacite a gestão pública e os vereadores para sempre fazer o bem de Simões Filho”, disse ele.
Entre os veteranos que mantiveram o 2º mandato consecutivo, Canjirana ressaltou a importância de visitar as comunidades semanalmente, para levantar as principais reivindicações dos moradores e poder estabelecer um diálogo direto com cada cidadão e pediu uma atenção especial dos secretários a cerca dos ofícios enviados as Secretarias.
Um dos mais jovens entre os parlamentares, Cleiton Aparecido ( Boly Boly) confessou já ter trabalhado como vendedor de picolé para garantir o sustento da família, e chamou a atenção do prefeito com relação ao respeito à imprensa local e ao acesso a informação, um direito inerente a todos os cidadãos simõesfilhenses.
O vereador Vel (PRP), falou sobre a importância do seu projeto recentemente lançado no município que prever bolsas de estudos para universitários e disse trabalhar todos os dias para verificar de perto as necessidades de sua comunidade.
Laecio Valentim, foi breve em suas palavras e parabenizou a atitude do prefeito em dá condições aos secretários de atender às reivindicações do legislativo simõesfilhense.
Adailton (Caçambeiro), relatou algumas das principais dificuldades que enfrentou para se tornar um cidadão de bem e hoje representante legal do povo, e disse que vai honrar o legado deixado por seu pai. Adailton também fez questão de lembrar que o momento de fazer política acabou, e agora é hora de fazer gestão.
Após ser indicado oficialmente como possível secretário de administração, o vereador Eri Costa afirmou que sua amizade com o atual prefeito não o impedirá de fiscalizar o Executivo e criticar quando for preciso.
O vereador Del destacou a atuação da Secretaria de Habitação (SEHAB), com relação ao último sorteio dos empreendimentos habitacionais do “Programa Minha Casa Minha Vida” e disse que a marca deste governo é a transparência.
O também veterano Dene da Metalúrgica, disse está pronto para ajudar o prefeito no que for preciso e que o resultado de uma boa gestão administrativa deixará todos os vereadores “por cima”.
Primeira e única mulher a discursar na plenária nesta sessão inicial, a vereadora Kátia Cristina, fez menção a trajetória política do seu esposo e atual prefeito Dinha, afirmando que dele veio o exemplo de político sério e dedicado, o qual o chefe do executivo se tornou.
Katia também tratou de questões como o empoderamento da mulher e o direito de igualdade entre os gêneros. “Temos um prefeito que também está dando oportunidade às mulheres porque também nós somos capazes”, revelou.
O último a se pronunciar foi o prefeito Diógenes Tolentino que em uma de suas falas revelou que durante a sua administração jamais fugirá da responsabilidade que lhe foi imputada quando eleito prefeito desta cidade.
Após encerramento da sessão, a Câmara Municipal retornará as atividades no próximo dia 07.
Deixe seu comentário