Justiça Federal aceita denúncia do Ministério Público contra ex-prefeito de Simões Filho


O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) aceitou uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-prefeito de Simões Filho, Eduardo Alencar (PSD), tornando o ex-chefe do executivo réu em um processo baseado na acusação de fraude em processos licitatórios e superfaturamento de obras para desvio de recursos federais.

eduardo-alencar

Além de Eduardo, mais 16 pessoas estão envolvidas na acusação, porém, o processo ainda será julgado pela Seção Judiciária da Justiça Federal em Salvador, uma vez que, Alencar perdeu o mandato de prefeito, fazendo com que o caso saísse do TRF.

As acusações foram investigadas pela Operação Quéops, deflagrada pela Polícia Federal em parceria com o MPF e a Controladoria Geral da União (CGU). A denúncia remete a primeira fiscalização da CGU, realizada em 2009, apontando a formação de um cartel nas licitações no período de 2009 a 2012, viabilizado pelo prefeito e funcionários públicos responsáveis pela organização dos certames.

 Segundo o MPF, o ex-prefeito coordenava as atividades ligadas à execução das obras no município, indicava as empresas vencedoras das licitações realizadas e transferia as obras a empreiteiros locais ou empresas de menor porte.

Ainda conforme o MPF, o acusado teria cometido o crime de corrupção ativa e passiva, pagando gratificações a todos os envolvidos. De acordo com o órgão, a liderança de Eduardo teria sido comprovada por meio de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça. Nelas, constatam-se diálogos entre o prefeito e agentes públicos do município, bem como pessoas ligadas às empresas participantes dos certames.

Em contato com a reportagem do Mapele News, na tarde desta terça-feira (31), Alencar afirma que está sendo vítima de acusações indevidas, caracterizadas por perseguição no sentido de prejudicar a sua carreira política e sua imagem diante da sociedade simõesfilhense.

“Acusações sempre vão existir na carreira política, e eu, mais uma vez, terei a tranqüilidade de enfrentá-las, visto que muitos são os que querem denegrir minha imagem com denúncias infundadas, que com certeza não irão adiante, porque tenho consciência de todas as atividades que desenvolvi enquanto chefe do executivo simõesfilhense.” Revelou o ex-prefeito.

Eduardo ainda afirma que não teme o processo judicial, e que vai ter oportunidade de provar diante da justiça que é inocente de todas as acusações das quais está sendo submetido.

“Durante toda minha vida pública, tive minhas contas aprovadas pelo Tribunal. Essa denúncia será respondida com números, dados técnicos e documentação da prefeitura, comprovando que em momento algum aconteceu em minha administração nada de irregular nem desonesto. Na justiça, vou ter a oportunidade de comprovar minha inocência.” Finalizou.