O Ministério da Saúde através do Diário Oficial da União, publicou nesta sexta-feira (27) uma resolução que torna obrigatória a realização de levantamento entomológico de infestação por Aedes Aegypti em todos os municípios do país.
Segundo informado pela Agência Brasil, as cidades com mais de dois mil imóveis deverão fazer o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAA), enquanto aquelas com menos de 2 mil imóveis terão de fazer o Levantamento de Índice Amostral.
As localidades onde não ocorreram casos de infestação poderão realizar o monitoramento através de armadilhas que conseguem identificar a presença de mosquitos no local. Todo o levantamento gerado deverá ser constatado pelas secretarias estaduais de saúde e enviadas ao ministério, para serem utilizados como ferramenta para promoção das ações de prevenção e controle do mosquito.
O Ministério da Saúde já identificou considerou quatro sorotipos da dengue circulando no país além dos casos de febre chikungunya e vírus Zika em todo território nacional.
Deixe seu comentário