Prefeitura busca fomentar atividade pesqueira em parceria com a Bahia Pesca em Simões Filho


Dentro das atividades para o desenvolvimento do setor produtivo do estado da Bahia, a pesca e a aqüicultura vêm ganhando cada vez mais espaço, apresentando um excepcional crescimento nos últimos anos em investimentos para o setor, promovendo através da união entre estado, investidores e produtores resultados positivos na geração de emprego e renda.

FGZFDHJTYKTK

No município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, existe um enorme potencial pesqueiro, sobretudo nas comunidades em torno da Marina de Aratu e região do porto onde ficam localizadas as comunidades de Mapele, Aratu, Cotegipe, Santa Luzia e outras.

No entanto, pouco se fala em apoio à categoria que no município tem buscado parcerias para legalizar, incentivar e investir na profissão da qual dependem muitas famílias que sobrevivem da pesca, mariscagem e outros recursos animais facilmente encontrados nos manguezais da região.

Em contra partida a questão da recessão econômica que potencializa a justificativa da categoria viver da atividade pesqueira para poder sustentar suas famílias, na manhã desta quinta-feira (26) o prefeito Diógenes Tolentino em parceria com a empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado, Bahia Pesca, firmou convênio para implantação de sistema de produção e exploração de pescado em Simões Filho.

De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Denival Oliveira, o novo sistema será implantado tendo como base, exemplos de outros países como: Israel, Chile e Equador garantindo a expansão da pesca e fortalecimento das cadeias produtivas.

O atual gestor administrativo do município também demonstrou otimismo e força de vontade em atender esta antiga demanda das comunidades pesqueiras da cidade.

“Simões Filho é uma cidade com grande potencial pesqueiro. Precisamos fomentar a produção de pescado em cativeiro, peixe e camarão e a hora é agora. Vamos promover mais essa atividade no nosso município e fazer com que centenas de famílias sejam beneficiadas.” Afirmou Dinha.

Além do atual prefeito e do presidente da Bahia Pesca, estiverem presentes os vereadores que representam a comunidade de Mapele Manoel Carteiro e Elimário Lima além de outros parlamentares, o secretário de Desenvolvimento Econômico Nilton Novaes e alguns pecadores.