Simões Filho: 1200 empregos deverão ser gerados nos próximos meses


Com os projetos de instalações de duas grandes empresas, a consolidação de um novo Centro de Distribuição de Exportação e a pretensão de receber um extenso Complexo Logístico, o município de Simões na Região Metropolitana de Salvador (RMS) deverá gerar cerca de 1200 empregos diretos e indiretos em um futuro próximo.

3f6e6555dd7535ef90e0713d08d6f61a

A empresa de logística especializada na preservação e armazenagem de alimentos perecíveis Friozem Armazéns Frigoríficos, que iniciou em Simões Filho a construção do seu novo Centro de Distribuição (CD), em janeiro de 2016, deverá começar a operar ainda neste inicio de 2017.

O CD está sendo construído às margens da BA-093 e tem previsão de inauguração em março deste ano, com investimentos no valor de R$ 35 milhões, podendo gerar 200 empregos diretos e 300 indiretos para a população local e adjacente.

Já a Movesa, que é uma renomada revendedora de carretas e caminhões da Scania, será instalada as margens da BA 526, na região do Centro Industrial de Aratu (CIA), gerando uma média de 120 empregos diretos e indiretos.

Após inauguração do Centro de Distribuição de Exportação da Ford em dezembro de 2016, no pólo nordeste do Grupo Columbia Logística, localizado na área industrial do município, a empresa começará a operar com instalações de padrão internacional, que irá agilizar o envio de itens locais para sete fábricas da marca no mundo.

Com o Centro, a Ford torna-se a primeira montadora automotiva no Nordeste a usar o novo conceito de exportação, em que  todo o processo é feito dentro de uma área alfandegada, trazendo mais velocidade, controle e  competitividade para a operação através do Columbia Logístico.

Instalado no entreposto aduaneiro Columbia, em Simões Filho, com 1.500 metros quadrados, o novo armazém possui área de escritório e docas virtuais para depósito de contêineres. Ele deverá receber consolidar e expedir material de 20 fornecedores da região e exportar para fábricas da Ford na Venezuela, Índia, China, Tailândia, Rússia, México e Vietnã gerando ainda mais empregos e renda na região.

Por último e não menos importante, com investimentos previstos em torno de R$ 120 milhões e expectativa de gerar 600 postos de trabalho, representantes do Complexo Logístico Aratu apresentaram à Prefeitura, na manhã da quinta-feira (25), o projeto de implantação do novo empreendimento que será construído no Centro Industrial de Aratu (CIA).

De acordo com o presidente do Consórcio, José Mattos, Simões Filho foi a cidade escolhida pelo grupo por conta da proximidade ao Porto de Aratu e facilidade de acesso às principais rodovias que cortam o Estado da Bahia.

Sendo assim, a expectativa é que a população simõesfilhense comece a viver muito em breve, dias de movimento na geração de emprego e renda e uma grande alavancada na economia local, caso contrário, alguma coisa estaria fora da ordem natural.