A Secretaria da Casa Civil do Governo da Bahia em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e da Companhia de Transportes da Bahia (CTB) irão apresentar o Projeto Público Privado (PPP) do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), na manhã da próxima sexta-feira (27).
Essa será mais uma etapa do processo de implantação do VLT de Salvador que irá substituir o atual Trem do Subúrbio, com um projeto que inclui aproximadamente 19 quilômetros de extensão, com 21 paradas, ligando a região do Comércio até Paripe.
Com o mesmo objetivo da audiência pública, que ocorreu em Salvador, na última sexta-feira (21), o ato que, agora, tem foco no setor empresarial, deverá recolher sugestões, além de esclarecer dúvidas sobre o processo licitatório para escolha da melhor proposta de contrato da PPP.
No entanto, o traçado prevê a implantação do sistema no trecho Comércio – Calçada e recuperação, melhoria e modernização da infraestrutura do trecho Calçada-São Luiz/Paripe. Deixando de fora a Região de Aratu e comunidades adjacentes do município de Simões Filho como Mapele, Cotegipe, Santa Luzia e outras localidades que esperam há anos por melhorias no transporte alternativo.
Na primeira reunião para discussão do PPP, os movimentos ligados ao VLT “Trem de ferro/Ver de Trem” de comunidades do subúrbio ferroviário de Simões Filho, já haviam feito um apelo para que as autoridades competentes, juntamente com a população, comparecessem na audiência pública, com o intuito de cobrar a permanência das linhas nos distritos simõesfilhenses. Porém, até agora nada foi feito.
“Os vereadores e o prefeito da nossa cidade têm que intervir nesta modernização pra que ela chegue até Simões Filho, abrangendo a região de Ilha de São João, Mapele, Cotegipe e de lá siga para o Centro. O que queremos insistir é que o Governo da Bahia não nos abandone, e se lembre que aqui existem muitos de seus eleitores.” Disse um antigo morador que sonha em ver o trem modernizado passando em sua comunidade.
Com um investimento total de R$ 1,5 bilhão, o modal será composto por 20 composições de tração elétrica, capaz de levar mais de 600 passageiros em cada uma, e terá um pátio de manutenção no bairro da Calçada e um pátio de apoio de manutenção em Paripe. Todo percurso, de um extremo a outro, será realizado em 40 minutos. O sistema beneficiará cerca de 100 mil pessoas por dia.
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