Materiais escolares ficam cada ano mais caros, veja como economizar


Para os pais que ao longo da vida escolar de seus filhos prezam por mantê-los em escolas particulares, na tentativa de garantir uma educação de qualidade e um futuro promissor em suas carreiras profissionais, a lista de material escolar a cada inicio de ano tem se tornado uma grande vilã.

A expectativa para este ano é que os gastos com a educação sigam o curso normal dos anos anteriores e tenham um novo aumento. De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares e de Escritório (ABFIAE), é esperado um reajuste entre 5% e 10% no valor dos materiais escolares em 2017.

ETYUI

Em tempo de crise, alguns profissionais ligados a área de finanças estão traçando estratégias para que os pais consigam economizar na hora de comprar os itens fundamentais da lista de materiais escolares. Confira:

1 – Pesquise bem comparando valores e fazendo um balanço entre o custo-benefício em comprar um produto mais caro de uma marca mais conhecida, ou experimentar outro mais em conta de uma outra marca.

2 – Faça um orçamento geral e veja o que de fato é fundamental para a compra ou o que pode ser negociado junto à secretaria da escola.

3 – Os pais podem conseguir descontos também pesquisando pelo valor dos livros didáticos em feiras de livros ou em anúncios de usados pela internet.

4 – Outra opção é conseguir trocar ou comprar livros com pais de alunos que estudam em séries mais avançadas.

5- Se possível, combine com outros pais de alunos e vá as compras em grupo. De acordo com o educador financeiro Angelo Guerreiro, isso aumenta a capacidade de barganha. Vale ainda desenvolver, uma rede de contatos nas escolas  muito antes do início do ano letivo.

Depois de seguir os cinco passos para economizar na lista de compras, basta se organizar e partir pra economia.