Postes às escuras e acúmulo de lixo tomam conta de bairros em Simões Filho.


Moradores de Simões Filho (Região Metropolitana de Salvador), afirmam que durante estes primeiros dias do ano, estão sendo obrigados a conviver com o lixo espalhado pelas ruas, período em que não houve coleta. O material está acumulado em vias públicas, causando mau cheiro, atraindo animais como ratos e baratas, e aumentando o risco de doenças.

15871893_1261818217216719_7579439485629907330_n

O caos nas principais ruas dos bairros Vida nova e Simões Filho 1, incluindo os conjuntos habitacionais Alvorada e Ipitanga  ficou ainda mais grave, em decorrência da distancia entre os bairros e o centro da cidade, contudo a coleta de lixo tem se tornado uma coisa lastimável.

Em transmissão ao vivo na rádio Simões Filho FM 87.9, na manhã desta terça-feira (10), o radialista Jairo Mascarenhas, mais uma vez, chamou a atenção das autoridades locais acerca do problema enfrentado em comunidades periféricas da cidade.

O radialista salientou ainda, que o secretário de comunicação da Prefeitura, Paulo Devanie, entrou em contato com ele  informou que a situação vem acontecendo em detrimento da decadência deixada pela gestão anterior. No entanto, a justificativa não o convenceu, uma vez que a atual gestão optou em manter a mesma empresa que antes realizava a coleta de lixo.

“E não me venha pra cá com essa conversa que só tem 9 dias porque a empresa que fazia o serviço de limpeza é a mesma que está aí no governo atual, então é uma amarração pra recolher o lixo. O que está acontecendo? A empresa não está dando conta do serviço aqui em Simões Filho, a verdade é essa.” Salientou Jairo.

Outra situação decorrente de constantes reclamações é a deficiência na iluminação pública da cidade. De acordo com Mascarenhas os bairros de Vida Nova, Cia I e Pitanguinha estão em situação decadente, enquanto os recibos de luz estão chegando com valores absurdos, a exemplo do próprio radialista que somente neste mês, segundo ele deverá pagar R$ 118,23 com iluminação.

Uma moradora em contato com a rádio pediu a intervenção do órgão competente, para estabelecer a iluminação do poste de numero X165829 (RUA B), que há algum tempo se encontra inutilizável.

 A reportagem do Mapele News entrou em contato com o coordenador de comunicação da Prefeitura de Simões Filho Paulo Devaniê Filho, que afirmou já está tomando as devidas providências junto à secretaria responsável, para restabelecer a questão da iluminação em toda a cidade.

Já com relação à limpeza urbana, Devaniê informou que irá averiguar o calendário de coleta estabelecido pela empresa MM para identificar se houve alguma irregularidade no cumprimento do serviço, porém, tem que existir também, segundo o comunicólogo uma conscientização por parte da população, que muitas vezes descarta o lixo de forma irregular ou em horário impróprio, dificultando o processo de coleta.

Paulo ainda garantiu com exclusividade, que está sendo criado um aplicativo, em que o morador, através do aparelho celular poderá monitorar o horário da coleta, evitando colocar o lixo muito antes do previsto para que os animais não consigam espalhá-lo.