Pente-fino revela empresários registrados como beneficiários do Bolsa Família


Após uma revisão no Bolsa Família proposta pelo Governo Federal, empresários de várias cidades do oeste da Bahia foram revelados como beneficiários do programa.

Em Cotegipe, por exemplo, dos 110 empresários registrados na cidade, 40 recebiam o Bolsa Família, de acordo com matéria veiculada no Bahia Meio Dia. Já no município de São Desidério, dos 422 empresários identificados, 50 compõem a lista de beneficiários.

Em Angical, que possui apenas 60 empresas registradas, segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), 77 empresários são indicados como recebedores do benefício. “Fizemos as visitas domiciliares e, de acordo à orientação do Ministério Público, a gente conseguiu detectar o que era real e o que não era”,  explicou Maritância Carvalho, coordenadora do programa em São Desidério, ao jornal.

O promotor do Ministério Público, Paulo Roberto Sampaio, esclareceu como as irregularidades foram encontradas. “Existem algumas inconsistências. Por exemplo, informações de que esses beneficiários teriam falecido, fossem empresários, servidores públicos ou doadores de campanha, características que são em tese incompatíveis com a percepção do benefício do Bolsa Família”, exemplifica.

Nos casos em que a irregularidade for comprovada, Sampaio afirma que os beneficiários serão responsabilizados criminalmente.