Após a eleição do republicano Donald Trump para presidência da maior potência mundial, os Estados Unidos, o assunto repercute pelo mundo todo. “Trump triunfa” foi o título principal da edição ‘online’ do jornal norte-americano The New York Times, exatamente o mesmo adotado pelo The Washington Post, pouco após serem conhecidos os resultados provisórios das eleições.
Já o Los Angeles Times escrevia na sua página na Internet: “Donald Trump ganha a presidência, reivindicando vitória após candidatura inortodoxa”; enquanto o Chicago Tribune destacava: “Trump reivindica vitória nas eleições presidenciais, [e] diz que Clinton ligou reconhecendo” a derrota.
A imprensa norte-americana destaca ainda, em títulos secundários, que “os republicanos mantêm controle do Senado” — como o The New Tork Times – “batendo as probabilidades”, como escreve o Los Angeles Times, ao acrescentar ainda que assim “o partido [republicano] está à beira de controlar um governo unido”.
Os jornais falam também de uma “surpreendente” reviravolta, com o The Washington Post destacando que “uma campanha traumática produz um final chocante, com Trump vitorioso”.
Nesta linha, o mesmo jornal dedica um outro artigo sobre “como Donald Trump arrancou uma tirada de proporções catastróficas e históricas”.
A reação dos mercados financeiros — que afundaram em todo o mundo — também está em destaque na imprensa norte-americana.
Já o canal de televisão CNN destacava no seu ‘site’ “É Trump”, falando em “repúdio” do sistema político, enquanto a Fox News escrevia “Reclamar o destino do nosso país”, com o subtítulo “Trump vence a presidência, derrotando Clinton num viragem eleitoral histórica”. Com informações da Agência Lusa.
Deixe seu comentário