Até às 12h25 deste domingo (2), apresentaram problemas 44 urnas eletrônicas em todo o estado, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Destas, 32 precisaram ser substituídas. As outras passaram por ajustes de data e hora, reinicialização, teclado e substituição de bateria interna.
A cidade que mais teve ocorrências na Bahia foi Salvador, com 19 substituições, registradas através de sistema da Justiça Eleitoral. Depois, vem Vitória da Conquista, com cinco trocas, seguida de Itapetinga, Ilhéus e Senhor do Bonfim, com duas.
O número já é maior que o primeiro boletim, quando o TRE havia divulgado, até às 10h30, que 24 máquinas estavam com problemas e 14 substituídas.
Além dos problemas com as urnas, foi identificado ainda um registro com o candidato a vereador do município de Jacobina, Francisco Adenilton da Silva Leite, mais conhecido com Chico Barbeiro. Isso porque infringiu a Lei nº 9.504/97, a Art. 39, § 5º, inciso II, que proíbe a prática de boca de urna e arregimentação de eleitores. O candidato foi conduzido detido para prestar depoimento de crime eleitoral e não está preso.
Ocorrências de boca de urna também foram registradas em Jitaúna e em Tucano. Informações do CORREIO.
Deixe seu comentário