A Receita Federal libera hoje a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015.
O lote inclui ainda restituições residuais de anos anteriores (2008 a 2015) e vai beneficiar mais de 2 milhões de contribuintes que, juntos, vão receber R$ 2,5 bilhões. Na Bahia, o lote multiexercício vai beneficiar 86 mil pessoa. Para elas, a Receita vai restituir R$ 114 milhões. O crédito será feito em 15/9 na conta indicada pelo contribuinte no preenchimento da declaração do imposto de renda.
Para saber se foi incluído no lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita (ver passa a passo) ou usar o aplicativo do órgão para telefone celular ou tablets. Os recursos da restituição ficarão disponíveis no banco indicado pelo período de um ano. Se o valor não for resgatado, ele deverá ser requerido online à própria Receita.
Até o final do ano, a Receita vai liberar outros três lotes de restituição do imposto de renda, com crédito previsto para as datas de 17/10, 16/11 e 15/12. O contribuinte que não foi incluído nesse lote pode se adiantar e verificar se há pendências em sua declaração e evitar a malha fina. Essa verificação pode ser feita no e-CAC, Centro Virtual de Atendimento da Receita.
Passo a passo para fazer a consulta
1º Acesse o site da Receita:
www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/paginas/index.asp
2º Digite o CPF, data de nascimento e o código de segurança exibido na página
3º Se tiver sido incluído no lote, o site informa a data do crédito (15/9) e a conta em que o recurso será depositado
4º Se a informação for a de que a declaração ainda está na base de dados da Receita, é recomendável que o contribuinte entre no link do E-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx) para verificar possíveis pendências no documento
5º A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita para smartphones e tablets, ou pelo Receitafone, número 146.
Deixe seu comentário