O pagamento da primeira parte do 13º salário de aposentados e pensionistas pelo INSS a partir desta quinta-feira (24) deve injetar, aproximadamente, R$ 1 bilhão na economia do estado. Distribuído entre quase 2 milhões de idosos, o montante representa um plus de R$ 18,2 bilhões na economia do país.
Os recursos começam a ser depositados seguindo o calendário de liberação de benefícios previdenciários do mês de agosto. A regra se aplica aos segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para os que ganham acima do mínimo, o valor fica disponível a partir do dia 1º de setembro. O cronograma segue até o dia 8 de setembro, quando todos os beneficiários terão recebido a parcela inicial do salário extra.
O abono não é estendido, entretanto, aos idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) ou a Renda Mensal Vitalícia (RMV).
A segunda parcela será creditada na folha de novembro, a partir do dia 24 do mês. O desconto do Imposto de Renda, quando aplicável, incide somente sobre a segunda parcela da gratificação.
Deixe seu comentário