Ministro diz que homens vão menos em unidades de saúde porque trabalham mais que mulheres


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse nesta quinta-feira (11) que os homens buscam menos os serviços de saúde porque trabalham mais do que as mulheres e são provedores da maioria das famílias.

A declaração foi feira após o lançamento de uma campanha da pasta com mais de seis mil homens cujas parceiras fizeram parto pelo SUS. Do total pesquisado, 31% afirmou que não costuma ir às unidades de saúde em busca de auxílio na prevenção de doenças.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Barros disse que a pesquisa revela um hábito dos homens. “É uma questão de hábito, de cultura, até porque os homens trabalham mais, são os provedores da maioria das famílias e não acham tempo para se dedicar à saúde preventiva”. Ainda de acordo com o jornal, o ministro afirmou também que essa cultura precisa ser modificada.

A Folha disse também que de acordo com a pesquisa realizada pelo ministério, apenas 2,8% dos homens apontaram o horário de funcionamento das unidades como motivo para não irem aos serviços de saúde. A maioria justificou que nunca precisou, ou seja, que procura as unidades apenas em situações urgentes.