Para fortalecer e potencializar a educação pública na Bahia, a Secretaria da Educação do Estado vai implantar o Campus Integrado de Educação Básica, em Simões Filho na região metropolitana de Salvador. Trata-se de um modelo de educação que reunirá várias unidades escolares com projetos pedagógicos articulados. O projeto virtual do Campus Integrado foi apresentado, nesta terça-feira (12), na secretaria. A cidade de Itabuna também será contemplada com o projeto
De acordo com o Secretário Walter Pinheiro ” a ideia é que, com o Campus Integrado de Educação Básica, as escolas passem a compartilhar equipamentos, projetos, profissionais e espaços de convivência. O objetivo é ampliar o conhecimento e melhorar os indicadores da educação da Bahia, em mais uma ação do programa Educar para Transformar”.
O Campus Integrado está sendo articulado pela Secretaria da Educação em parceria com as secretarias estaduais da Cultura (Secult) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que participaram da apresentação do projeto nesta terça-feira. Também envolverá as universidades do Estado (Uneb), as estaduais Uesc e Uefs, a federal UFSB, entre outras universidades e instituições.
Pinheiro afirma que o principal objetivo dessas parcerias é aglutinar projetos desenvolvidos por essas instituições e inseri-los nas escolas. “Para promover a verdadeira transformação é necessário fazer essa sinergia com os parceiros e levar os projetos para a sala de aula. A escola precisa estar integrada com as mais diversas áreas, e para isso estamos tirando barreiras e reunindo ações”.
A participação da Secti será por meio do projeto ‘Praça da Ciência’, conforme explica o assessor de Articulação Institucional, Marcos Pereira. “A ideia é que a praça seja colocada [no] projeto pedagógico da escola. O objetivo é aproximar o jovem da ciência”.
O Campus Integrado vai dispor de laboratório virtual, núcleo de tecnologia, quadras poliesportivas e espaços de convivência.
Deixe seu comentário