Número de cidades com potencial turístico na Bahia cai 24%


A Bahia tem 117 municípios com potencial turístico, segundo o Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado hoje (12). São 37 a menos que no levantamento anterior, de 2013, representando redução de 24%.

Em âmbito nacional, a queda foi de  35%, com redução de 3.345 para 2.175 cidades consideradas turísticas em todo o país. A redução, segundo o Ministério do Turismo, ajuda o órgão e os governos locais a otimizar o desenvolvimento de produtos e destinos para viajantes.

A capital baiana, Salvador, é um das 117 cidades turísticas do estado Sayonara Moreno/Agência Brasil

Na Bahia, há cidades turísticas enquadradas nas cinco categorias do mapa (A, B, C, D e E), que as dividem de acordo com oferta de hospedagem, empregos formais no setor, fluxo nacional e internacional de visitantes, entre outros fatores.

Os 117 municípios turísticos baianos estão divididos em 13 regiões: Baía de Todos os Santos, Caminhos do Juquiriçá, Caminhos do Oeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Sudoeste, Chapada Diamantina, Costa das Baleias, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, Lagos e Canyons do São Francisco, e Vale do São Francisco.