Os festejos de Dois de Julho pintou as ruas da capital com as cores da bandeira da Bahia, na manhã deste sábado (2). O desfile atraiu milhares de pessoas para o cortejo que começou com um pequeno atraso por conta da chuva.
Durante o cortejo, foram homenageados os heróis da festa da independência, desde o início da batalha, em Cachoeira, até a expulsão das tropas portuguesas, em Salvador. Entre eles, as heroínas Maria Felipa, Joana Angélica, Maria Quitéria, que inspiram a baiana de acarajé Marialda de Oliveira, de 58 anos. Ela conta que participa do cortejo há tanto tempo que perdeu as contas de quantos vezes já foi à festa. “Me espelho muito nessas três mulheres e tento passar o exemplo de força que elas são para as mulheres baianas”, conta.
As autoridades estadual e municipal também participam do cortejo.O prefeito ACM Neto aproveitou o momento para afirmar que deve começar a discutir, a partir da semana que vem a candidatura a vice, junto com seus aliados, para as eleições municipais.
“Hoje é dia de comemorar a Independência da Bahia, a liberdade do Brasil. Com chuva, para lavar a alma do povo baiano. Estamos reafirmando o desejo da Bahia de que essa data seja nacional porque aqui se consolidou a Independência do Brasil. O povo baiano lota as ruas, comemorando essa data, que é de luta, de história na Bahia, mas é a luta do povo do Brasil”, disse o governador Rui Costa.
|
---|
Cortejo de Independência começa com chuva nas ruas do centro antigo (Foto:Mauro Akin Assor/CORREIO) |
Fanfarras escolares também marcaram presença no ato, tocando clássicos da música brasileira e incentivando a participação popular através das canções.
Deixe seu comentário